destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Governo Federal anuncia fim do Programa das Escolas Cívico-Militares

O governo federal anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A decisão de acabar com o projeto foi tomada pelos Ministérios da Educação e Defesa, de acordo com ofício enviado aos secretários de Educação em todo o país. O documento foi assinado pela coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Fátima Elisabete Pereira Timotheo e pelo diretor de políticas e diretrizes da Educação Básica do ministério. 

O projeto das Escolas Cívico-Militares era o carro chefe da política educacional do governo Bolsonaro. Cerca de 200 unidades em todo o país adotaram o modelo, que tem gestão compartilhada entre pastas da Educação e da Segurança Pública.

O Sepe e diversas entidades ligadas ao setor educacional sempre se mostraram contrários ao modelo por entenderem que ele incentiva um processo autoritário e excludente: ao invés de investir nas escolas públicas das redes regulares, sempre carentes de infraestrutura e valorização dos profissionais que nelas atuam, o projeto das Escolas Cívico-Militares impõe condutas rígidas e de disciplina, além de comprometer a gestão democrática.

LEIA MAIS: