destaque-home, Municipal, Todas
Imprensa denuncia uso de verbas da prefeitura do Rio por empresa ligada a condenado no caso Marielle
21 de julho de 2026
O jornalista Ruben Berta revelou, em reportagem desta terça-feira (21) na coluna Sem Filtro, do portal Ururau, que recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro foram usados para o projeto “Naves do Conhecimento” remunerar empresas ligadas a Robson Calixto Fonseca, conhecido como “Peixe”, ex-assessor de Domingos Brazão e condenado por organização criminosa no processo relacionado aos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes.
Em levantamento feito por Berta, entre janeiro de 2025 e maio de 2026, duas empresas registradas em nome da esposa e da filha de Robson Calixto receberam R$ 1,087 milhão por serviços de vigilância em três unidades das Naves do Conhecimento, na Zona Oeste do Rio.
Robson está preso desde maio de 2024 e foi condenado em fevereiro a nove anos de prisão por organização criminosa no processo que trata dos assassinatos de Marielle e Anderson.
De acordo com a investigação da Polícia Federal citada na matéria, as empresas seriam controladas pelo próprio Robson. A ONG responsável pela gestão dos equipamentos afirmou que as contratações seguiram critérios técnicos, enquanto a Prefeitura declarou que não interfere nos pagamentos realizados pelas organizações sociais.
O Sepe considera a denúncia extremamente grave e defende a apuração rigorosa dos fatos pelos órgãos competentes.
A matéria de Berta pode ser lida neste link.
