destaque-home, Gênero e combate a homofobia, Todas

NOTA DA SECRETARIA DE GÊNERO E COMBATE À HOMOFOBIA CONTRA MORTE DE ESTUDANTE NA UFPI

Veja abaixo, nota da Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia do Sepe RJ a respeito do assassinato da estudante Janaína da Silva Bezerra, ocorrido durante uma festa de calouros na Universidade Federal do Piauí, no último dia 28 de janeiro. Hoje (dia 01/2), será realizado um ato de protesto, no IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco), a partir das 17h. O Sepe convoca a categoria a se juntar à manifestação por justiça à Janaína e contra o machismo.

Justiça para Janaína!

A estudante Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e assassinada após calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no último fim de semana (28/1). A jovem foi violentada e morta em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. Janaína teve seu pescoço quebrado, entre outras diversas lesões apontadas pelo laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina, assim como indícios de violência sexual. O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou que houve estupro. O principal suspeito e provável assassino, também estudante da UFPI, foi detido por vigilantes após sair da sala carregando a estudante nos braços.

 

Práticas e violências machistas são verificadas todos os anos em eventos e ambientes universitários, que deviam ser lugares acolhedores para mulheres, LGBTQIA+, negras e negros e pessoas com deficiência (PCDs). Infelizmente, vemos um cenário inverso, com assassinatos, estupros, assédios e práticas de silenciamento nas instituições e nos campi, que atingem sensivelmente esses segmentos.

 

A violência fatal contra Janaína atinge todas as mulheres. A escassez de segurança nos campi das instituições federais de ensino (IFES) reforçam o medo e o senso de impunidade. Em todas as universidades, há inúmeros relatos de estupros, agressões, entre outros crimes, decorrentes desse cenário.

 

Infelizmente a visão de segurança nas universidades, sob responsabilidade de empresas privadas terceirizadas, é de proteção ao patrimônio e não às pessoas. Além da devida punição criminal ao assassino, é preciso imputar responsabilidade aos gestores pela ausência de providências efetivas que garanta ampla segurança nos campi, para que as instituições públicas de ensino sejam um local seguro a todas as comunidades universitárias.

 

O movimento estudantil está convocando um ato nacional por Justiça para Janaína para hoje (01/02). No RJ, as entidades estudantis estão convocando o protesto para às 17h no IFCS/UFRJ. O Sepe RJ apoia essa iniciativa e convoca a categoria para fazer parte dessa luta, além de outras entidades sindicais, que também devem se mobilizar por esse tema, ao lado dos movimentos de mulheres, para reivindicar segurança nos campi das IFES e combate ao machismo, à cultura do estupro e ao feminicídio. É preciso encarar o crime ocorrido na UFPI como um problema geral e não somente local.

 

O Sepe RJ também manifesta pesar e solidariedade aos parentes e amigos da vítima. Janaína, presente! Exigimos justiça, providências e apoiamos a luta por segurança nos campi universitários!