Sem categoria, Todas

Nota de apoio à luta dos profissionais de educação do Colégio Brigadeiro Newton Braga

Nota de apoio à luta dos profissionais de educação do Colégio Brigadeiro Newton Braga 
  
Neste sábado, 07/09, a Regional 2 do Sepe participou da assembleia ampliada, promovida pela Sinasefe-seção sindical, do Colégio Brigadeiro Newton Braga, que aconteceu a partir das 14h, no Bairro da Saúde, no Vestibular Comunitário Marielle Franco. Com a participação de professores, professoras e responsáveis, a pauta em questão foi o encerramento das atividades do único  Colégio Público Federal da Zona da Leopoldina, que funciona na Ilha do Governador, sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira. O Colégio Brigadeiro Newton Braga é uma unidade de educação assistencial, não militar, que recebeu, surpresa, nesta sexta-feira, dia 06/09, a notícia de que seria estadualizada até o ano 2024. A mobilização de toda a comunidade escolar foi imediata e decidiu, nesta assembleia, defender o ensino público de qualidade e lutar pela manutenção da federalização do colégio. 
 
A direção da Regional 2 apoia, de forma solidária e fraterna, a luta dos profissionais e da comunidade escolar do Colégio Newton Braga e propõe que o Sepe aprove uma moção de apoio ao movimento de resistência desses companheiros. 
 
Reproduzimos o depoimento de Flavio Santiago sobre o histórico do colégio:
 
ÚNICA ESCOLA FEDERAL NA ILHA PODE ACABAR!
 
É com grande indignação que recebo a notícia que o Colégio Brigadeiro Newton Braga, tradicional colégio da Ilha do Governador, não irá mais existir. A escola, que é única da rede Federal na região, não será mais mantida pela Força Aérea Brasileira, segundo reunião realizada em Brasília essa semana.
O Newton Braga é uma escola histórica da Ilha, com quase 60 anos de existência, sempre conseguiu manter um ótimo nível na educação. Seu corpo docente é exemplar e ativo, apresentando excelentes números em aprovações no ENEM, vestibulares e carreira militar, como também presenciei uma participação ativa na preocupação com os Direitos da Criança e do Adolescente, seja no cuidado em trazer pais e responsáveis para atuarem na vida escolar dos seus filhos, como atividade exemplar em casos mais graves no tratamento de questões familiares, psicológicas, bullying, violência, etc.
 
O Colégio apresenta estrutura excelente e seu corpo humano é fator fundamental para que seus alunos se apaixonem e saiam de lá apegados à instituição. Os alunos e as alunas que ali passaram falam com brilhos nos olhos sobre o Newton. Passar o colégio para a rede estadual significa o fim de uma história de sucesso. A SEEDUC já enfrenta inúmeros problemas que não consegue resolver e desvaloriza o profissional de educação.
Não podemos assistir ao fim dessa história. Lutemos e torçamos para que a União volte atrás e não abandone o colégio que é orgulho da Ilha do Governador e região.
 
Como diz o hino do Colégio: Salve Newton Braga!
 
FLÁVIO SANTIAGO
Conselheiro Tutelar
Economista e jornalista