destaque-home, Todas

Nota de pesar: Silvio Tendler, documentarista

O Sepe lamenta a morte do cineasta e documentarista Silvio Tendler, ocorrida nesta sexta-feira, dia 5 de setembro. Sílvio tinha 75 anos e marcou sua trajetória na cultura brasileira por meio dos diversos filmes documentários sobre figuras importantes da política e da cultura brasileira a partir da metade do século XX.

Até hoje, sua trilogia sobre três personagens históricos que tiveram sua vida retratada pelo diretor nos mostram um panorama da história brasileira a partir da década de 1950 e nos ajudam a entender um pouco sobre os acontecimentos que marcaram o país a partir da eleição do presidente Juscelino Kubstschek (“Os anos JK – Uma Trajetória Política, de 1980; Jango, de 1984; Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro, de 2001; Glauber – Labirinto do Brasil, de 2003; e Tancredo, a Travessia, de 2011).

Além destes documentários, Sílvio dirigiu mais de 70 filmes, entre curtas, médias e longas metragens. Seus filmes foram assistidos por mais de dois milhões de espectadores.

O Sepe se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Sílvio Tendler neste momento de luto e pesar, acreditando que a sua obra continuará iluminando as telas de cinema do país e do mundo inteiro, oferecendo um testemunho íntegro de um pouco da história política de nosso país.

 

 

]

 

 

LEIA MAIS: