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Nota de repúdio contra apagamento de murais em escola estadual de Petrópolis

Murais produzidos por artistas reconhecidos foram apagados de maneira arbitrária na Escola Estadual Princesa Isabel, em Petrópolis e gerou revolta na comunidade artística e escolar.

Leia abaixo uma nota de repúdio dos integrantes do projeto Memórias Urbanas contra o apagamento de murais do projeto nas dependências da Escola Estadual Princesa Isabel, em Petrópolis.

Nota de Repúdio ao Apagamento da Arte Urbana em Petrópolis

Nós, artistas e produtores do projeto Memorias Urbanas viemos por meio desta expressar nosso mais profundo repúdio à postura adotada pela direção atual da Escola Estadual Princesa Isabel diante do tratamento dado aos murais pintados pelo projeto nas dependências da escola. O projeto foi idealizado e executado pela Associação CRIA Cultura e Mídia em parceria com a Na Agulha Produções, aprovado no edital Rua Cultural da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa para ser realizado nas dependências da escola, com anuência da direção da mesma a época. É lamentável que a atual direção desta escola pública, cuja missão fundamental é a promoção da educação e do acesso à cultura, adote atitudes que desvalorizam iniciativas voltadas para o enriquecimento cultural e educacional da comunidade escolar.

O projeto ‘Memórias Urbanas’ reuniu três grandes artistas da cidade, reconhecidos por seus trabalhos dentro e fora de Petrópolis. A iniciativa retratava, em três murais de tamanho significativo, as brincadeiras de rua da infância que têm se perdido com o avanço das novas tecnologias, destacando a troca intergeracional que ocorre nessas vivências lúdicas. Além disso, o projeto contemplou uma oficina de grafite para os alunos da escola, que, ao longo de dois meses, tiveram a oportunidade de aprender e expressar sua criatividade, culminando na pintura do muro da frente da escola.

O projeto realizou uma ampla revitalização das paredes laterais e muro frontal da escola, garantindo que as obras tivessem um excelente estado de preservação e pudesse durar por muitos anos. Essa intervenção foi realizada com investimento de dinheiro público, e foi apagada de uma hora para outra, sem justificativa plausível e sem consideração pelo impacto cultural e educacional da iniciativa.

Além de sua importância artística e pedagógica, os murais eram um verdadeiro patrimônio da cidade, visto que existem pouquíssimos murais daquele tamanho em Petrópolis. A destruição dessas obras representa uma perda irreparável para o patrimônio cultural local, e uma falta de zelo pela história e identidade da cidade.

No entanto, de forma arbitrária e sem qualquer respeito pelo esforço artístico e educativo envolvido, a atual direção da escola tomou a lamentável decisão de pintar sobre os painéis do projeto, apagando uma obra de arte que carregava identidade, história e memória cultural, e isso sem nenhum diálogo com os idealizadores e artistas do projeto que trabalharam por mais de um ano para sua realização. Essa ação demonstra uma completa falta de sensibilidade e apreço pela cultura e pelo trabalho desenvolvido com tanto empenho por artistas e alunos.

A cultura e a educação devem caminhar juntas, e é inaceitável qualquer conduta que impeça o pleno desenvolvimento de ações culturais dentro do ambiente escolar. Esperamos que esta direção reveja sua postura, apesar da atitude irreversível e passe a atuar de forma colaborativa, garantindo que os recursos e esforços destinados ao projeto sejam devidamente reconhecidos e respeitados, e ainda que casos como esse não mais se repitam em nossa cidade.

Equipe Memorias Urbanas

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