Todas

NOTA DO SEPE RJ SOBRE O CONEXÃO EDUCAÇÃO DA SEEDUC

Veja abaixo nota da direção do Sepe RJ sobre o lançamento de notas no Conexão Educação da SEEDUC:

Companheiros de luta,

Há muitos anos estamos questionando o prazo que a SEEDUC-RJ nos disponibiliza para o lançamento de notas no sistema conexão. O mesmo costuma abrir cerca de um mês antes do fechamento do bimestre, muito antes de termos aplicado as provas, somado as médias e faltas.

 

Desde que foi criado encerra no último dia do bimestre, às vezes prorrogam, outras não.

 

Cobrar o lançamento de notas enquanto estamos em período de conselhos de classe, ainda fechando notas, recebendo atividade e contabilizando frequência é DESRESPEITOSO com os professores.

 

Detalhe, o sistema só salva se digitarmos tudo, notas e faltas, mesmo que ainda haja muitos dias letivos pela frente. Sequer é possível ir salvando parcialmente as notas conforme vamos fechando e deixar para lançar as faltas ao final. O sistema só aceita se lançarmos tudo. Sendo assim, o professor que lança muito antecipadamente provavelmente inventa nota e falta.  Para a SEEDUC, este é o professor exemplo, fica com o sistema verdinho e não é chamado à atenção pela direção. Cabe observar, que inventar presença ou falta é crime. Inclusive, os diários podem ser solicitados em processos policiais.

 

Fora que por não salvar parcialmente, muitas vezes o Conexão trava e temos que digitar tudo de novo, recomeçar do zero.

 

Muitas vezes não conseguimos lançar neste prazo absurdo e ainda somos chamados à atenção pelas direções, como se fôssemos incompetentes, irresponsáveis e nos tornamos os inadimplentes, podendo receber advertência.

 

Chega ao ponto de algumas direções inventarem notas e lançarem com as senhas delas só para constar tudo verde de lançado no sistema e ficarem bem com as Regionais. A SEEDUC estimula os diretores a cometerem um crime para não caírem no ranking e não perderem recursos. Pior ainda, que o aluno acessa no boletim online.

 

Estamos sugerindo um PROTOCOLAÇO. Todos que se sentem aviltados com estes prazos absurdos, devem protocolar nos canais de comunicação da SEEDUC-RJ as SUGESTÕES a seguir:

– Sistema só abrir após conselhos de classe, ou seja, depois do último dia letivo do bimestre, depois que fechamos as notas. Termos pelo menos 10 dias para lançar as notas. Ou abrir na semana dos conselhos e permanecer aberto pelo menos uma semana depois.

– Nunca fechar em meio de semana, mas sim termos a semana cheia par lançar.

– Salvar parcialmente as notas.

 

Além disso, cabe considerar que:

. Concluir os diários no ensino remoto está sendo muito mais trabalhoso pelos seguintes motivos:

– São muitas telas para acompanhar: lista de ausentes no acolhimento, lista de entrega de OEs impressas, plataforma, orientações no WhatsApp e e-mail mais os diários. Não basta olhar a nota da prova no papel e lançar em outro papel, é preciso reunir informações de diferentes lugares, o que torna este processo mais lento.

 

– Não podemos cobrar que os alunos estejam online, não podemos dar falta para os que não têm a possibilidade de acompanhar ao vivo. Muitos alunos que optaram por estudar pela plataforma começaram a trabalhar apara ajudar os pais que ficaram desempregados, com isso, eles acessam à noite, aos finais de semana, em horário de almoço, outros só tem acesso na casa de parentes aos finais e semana, sendo assim, é menos injusto para os alunos que as frequências sejam lançadas conforme a entrega das atividades e não pela presença online. Sendo assim, acaba acumulando lançar as frequências e faltas, uma vez que podem entregar repor as atividades na semana de recuperação, então precisamos esperar até o final. Pessoal, nem estou entrando no debate do ensino remoto, não concordo em lançarmos presença nas condições atuais, mas nem estou entrando nesta questão.

 

– Nossa rotina não está normalizada. Muitos profissionais estão com crianças em casa, estudando com os filhos, outros cuidando de idosos ou de pessoas doentes. Muitos comiam fora, agora precisam cozinha todo dia, portanto, as condições não são as mesmas.

 

– Trabalhamos em outras escolas, nem sempre imediatamente após o conselho conseguimos trabalhar nos acertos pós conselhos e lançar nota por ser dia de outra rede.

 

– A plataforma Classroom não permite filtrar por disciplina. Facilitaria muita se fosse possível clicar no aluno e visualizar todas as atividades que fez apenas da gente, no entanto, aparecem todas as disciplinas. Não otimiza o nosso trabalho, pelo contrário, demoramos mais tempo para finalizar os diários. Muitas vezes precisamos rever a situação dos alunos, verificar se reenviaram as atividades que estavam atrasadas, para isso precisamos clicar no nome do aluno e procurar entre as atividades de todas as disciplinas misturadas, o que é bem trabalhoso ou rever uma a uma atividade nossa e procurar o nome do aluno. Um filtro por tópico (disciplina) ajudaria muito.

 

– Estamos vivendo momentos difíceis, perdendo familiares e amigos. Nosso lado emocional está abalado.

 

– Estamos trabalhando muito além de nossa carga horária, é difícil dar atenção aos alunos que participam da plataforma apenas no horário que seria da aula presencial. Para responder a cada um na plataforma e no e-mail, comentar as suas atividades passamos muitas horas e até acessamos à plataforma fora dos nossos dias de trabalho na rede.
Canais:

http://: [email protected]

https://falabr.cgu.gov.br/…/Manif…/RegistrarManifestacao

face: Secretaria de Educação do Estado do Rio de janeiro

tel. SEEDUC: (21) 2380-9396.

Por:

LEIA MAIS: