Municipal, Sem categoria, Todas

Nota do Sepe sobre a ameaça de não pagamento do 13º pela prefeitura do Rio de Janeiro

O Sepe RJ e os profissionais de educação da rede municipal do Rio veem com preocupação as últimas declarações do prefeito Crivella e do secretário municipal de Fazenda, César Barbiero, a respeito da grave situação financeira do município do Rio de Janeiro, que pode acarretar com o não pagamento do 13º salário do funcionalismo, previsto para o dia 17 de dezembro.

No dia 10 de dezembro, o secretário Barbiero disse durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre a Comlurb, que no caso de arresto das contas do Tesouro Municipal pela Justiça para o pagamento dos funcionários das Organizações Sociais da Saúde, o pagamento do 13º no dia 17 estará comprometido. No início do mês, o prefeito Marcelo Crivella havia dito que já tinha recursos para honrar o 13º salário do funcionalismo. E prometeu pagá-lo integralmente no próximo dia 17.

Para o sindicato, a possibilidade de descumprimento por parte do governo municipal da sua obrigação de pagar o benefício traz à tona outra ameaça grave: a de que o colapso financeiro na gestão Crivella acabe comprometendo não só o pagamento do 13º, mas também o do 1/3 de férias, que tradicionalmente é pago no início de janeiro com os vencimentos do mês de dezembro, os quais também poderão ficar comprometidos, já que, até o presente momento, o prefeito e o secretário de Fazenda ainda não anunciaram como nem quando irão pagar os vencimentos do funcionalismo.

A assembleia da rede municipal do dia 7 de dezembro deliberou que, caso os 13º não seja pago no dia 17 de dezembro, a categoria realizará um grande protesto, na porta da prefeitura, no dia 18 de dezembro para denunciar o caos financeiro do município do Rio e cobrar do prefeito o pagamento daquilo que nos é de direito.

Fique alerta! Mobilize-se

Direção do Sepe RJ