Combate à Discriminação Racial, destaque-home, Todas

Plenária unificada discutirá VNDI na sede do Sinpro-Rio no dia 30/9

No dia 30 de setembro (sábado), às 10h, na sede do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35), será realizada a Plenária Unificada da Secretaria de Combate à Discriminação Racial e dos Povos Originários do Sepe com o Sinpro, apresentando o movimento: “Vidas negras com deficiência importam” (VNDI). O debate terá as participações de Débora Martins Lopes, Luciana Viegas, Anderson Natanael de Lima Fagundes e Bianca Evangelista Santos.

O evento irá ocorrer no Espaço Cultural Paulo Freire do Sinpro-Rio, na Rua Pedro Lessa, nº 35, 2º andar (próximo à saída do metrô Cinelândia).

O que é o Movimento VNDI?

É um movimento que surge da união de pessoas negras, com pessoas negras com deficiência. Através de ações coletivas, o VNDI atua em prol da conscientização da população, realizando formações e se articulando com outros movimentos sociais para buscar melhorias na qualidade de vida e garantir a dignidade da população negra com deficiência.

As atuações do VNDI são pautadas na Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ou seja, o movimento busca afirmar a existência da população negra com deficiência enquanto sujeitos de sua própria história; afirmando as diversidades enquanto parte da humanidade.

No dia 15 de abril, o VNDI, apresentou em São Paulo o relatório construído juntamente à Universidade de York e ao Minority Rights Group International. O documento expõe dados sobre as violências de cunho interseccional sofridas pelas pessoas negras com deficiência no Brasil.

No evento Sepe/Sinpro-Rio, a professora Bianca Evangelista vai tratar sobre a questão do autismo, que é parte da realidade de alunos e até dos profissionais de educação no nosso cotidiano escolar.

LEIA MAIS: