destaque-home, Municipal, Todas
Previ-Rio prorrogou novamente prazo para atualização no Censo Cadastral Previdenciário
1 de julho de 2025
O Previ-Rio prorrogou, mais uma vez, o prazo para atualização obrigatória dos dados cadastrais no Censo Cadastral Previdenciário. Agora, os servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Executivo Municipal terão até o dia 31 de outubro de 2025 para atualizar os seus dados junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais do Rio de Janeiro (Previ-Rio). A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, através da Portaria Previ-Rio 1077/25, com data de 24 de junho de 2025, publicada na edição do D.O. de 25 de junho.
A atualização, obrigatória para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas, deve ser feita de forma on-line até o dia 31/10. A recomendação do Previ-Rio é não deixar para fazer a atualização nos últimos dias do novo prazo, a fim de evitar contratempos no processo de regularização.
Sepe solicita atenção do Previ-Rio para com os aposentados e pensionistas idosos
O Sepe RJ chama a atenção da direção do Previ-Rio para que o órgão tenha uma atenção especial para com os servidores idosos aposentados ou pensionistas do serviço público municipal do Rio. Esta já não é a primeira vez em que a atualização dos dados no Censo é adiada e, certamente, o formato adotado pelo órgão, prejudica os aposentados, pensionistas e pessoas com problema de locomoção nos casos em que surgem inconsistências no preenchimento do formulário eletrônico.
Para os servidores da ativa, quando ocorre algum problema ou inconsistência no cadastro, basta que eles recorrem ao setor de recursos humanos das suas unidades para solucionar a questão. Mas no caso dos aposentados e pensionistas, qualquer problema no lançamento dos dados no cadastro obriga que eles se dirijam à prefeitura, no centro do Rio, para resolver a questão e muitos deles, por questões físicas ou de saúde, não têm como fazer deslocamentos das suas residências até sede do Previ-Rio, localizada no Centro Administrativo São Sebastião.
O sindicato reivindica que ou se descentralize o atendimento ou se criem mecanismos para solução dos problemas que porventura surgirem durante o preenchimento do Censo Cadastral. As soluções poderiam ser por via eletrônica com criação de uma central voltada para este tipo de atendimento ou, mesmo, a criação de polos descentralizados em bairros da capital para atender os aposentados e pensionistas e facilitar o deslocamento dos idosos com problemas de locomoção.
A atualização deve ser feita de forma on-line, por meio do site oficial do Previ-Rio. As instruções detalhadas estão disponíveis na página do Censo (veja o link abaixo):
https://previrio.prefeitura.rio/censo-previdencario/