Sem categoria, Todas

Rede municipal do Rio: Moção de apoio ao Armazém da Utopia

Publicamos abaixo uma deliberação da assembleia da rede municipal do Rio, realizada no dia 16 de fevereiro no Clube Municipal em solidariedade ao Armazém da Utopia e à Cia de Teatro Ensaio Aberto, que funcionavam no espaço do Armazém 6 e anexos, na Zona Portuária, fechados de forma arbitrária pela Cia Docas do Rio de Janeiro (governo federal). Veja o texto da moção abaixo:
 
Moção em defesa do Armazém da Utopia
 
Os profissionais de educação das escolas municipais do Rio vem a público expressar o seu apoio ao Armazém da Utopia, que foi fechado arbitrariamente pelas autoridades federais. O Armazém, localizado na Zona Portuária do Rio, funcionava como sede da Cia de Teatro Ensaio Aberto e como espaço para a exibição das suas produções, sempre voltadas para temáticas de cunho histórico e social, foi fechado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro. 
Além de se tratar de mais um retrocesso na área cultural promovido pelo governo Bolsonaro, o despejo promovido pela Cia  Docas no Armazém da Utopia e o cercamento do local  foi realizado de forma totalmente arbitrária, sem documentação oficial justificando o procedimento. A Ensaio Aberto ocupava o local desde 2010, utilizando-o para apresentações, ensaios, estudos e guarda de todo o seu material e equipamentos. Com o fechamento do espaço, a população fica privada da possibilidade de usufruir mais um centro de produção cultural e a cidade do Rio de Janeiro fica mais pobre em matéria de cultura.
Como profissionais de educação comprometidos com a cultura e as artes em geral, vimos por meio desta moção exigir a reabertura do Armazém e que os governos federal, estadual e municipal cumpram com o seu dever constitucional de garantir a cultura por meio de investimentos e leis de incentivo que garantam a produção cultural no Rio de Janeiro e em todo o país.
Todo o apoio ao Armazém da Utopia!
 Pela imediata reintegração das atividades no local!
SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO