destaque-home, Todas

Rede municipal fará ato no dia 8/10 (quarta-feira) na Cinelândia para lançar campanha pelos direitos dos profissionais de educação

No dia 08 de outubro, quarta-feira, às 15h30, na Cinelândia, o Sepe realizará ato público para o lançamento de nossa campanha em defesa dos direitos dos profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro.

A campanha Sem Educação não dá! Já está sendo veiculada nas redes sociais, cartazes e bussdor. No ato da quarta-feira, iremos lembrar também o dia 1º de outubro, quando a Câmara de Vereadores e o prefeito Eduardo Paes protagonizaram o chamado Dia da Vergonha da educação municipal, quando foi aprovado o Plano de Carreira proposto pelo prefeito e sem a participação da categoria e em 2024, quando o legislativo municipal aprovou o pacote de maldades do prefeito contra o funcionalismo.

A campanha em defesa dos profissionais da educação municipal foca em três eixos centrais:

  • Os 18 meses sem reajuste salarial para a categoria, cujos salários têm que ter um reajuste imediato de 28,69% para recuperar as perdas salariais, segundo análise do Sepe Dieese.
  • O excesso de trabalho e o assédio moral sobre a categoria propiciam o surgimento de uma série de doenças oriundas das más condições de trabalho, o que faz com que os afastamentos pela perícia e os pedidos de aposentadoria se multipliquem. A minutagem é um exemplo disso, com os professores trabalhando mais, sem qualquer complementação salarial da parte do governo municipal. Como o município não abre novos concursos, a carência de profissionais nas escolas só vem se acentuando.
  • Privatização e terceirização na rede, com foco na atuação de empresas privadas dentro das escolas, como está ocorrendo agora no problema com a Falconi Consultores, que tem promovido exoneração de algumas direções de escolas municipais que não tem conseguido atingir as metas da SME.

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS: