Todas

REFORMA DO ENSINO MÉDIO: VEJA PROTESTO ENVIADO PELOS PROFISSIONAIS DO CE HERBERT DE SOUZA

A comissão constituída para a discussão das alterações no ensino médio, tem em sua composição uma professora de Artes, que está impossibilitada de exercer apropriada e plenamente tal atribuição e indicou uma professora de Filosofia para ocupar sua vaga, o que foi indeferido pela direção, sob a alegação que as profissionais referidas estão em áreas de concentração distintas.

 

Considerando que a discussão em tela permeia todos os segmentos e áreas pedagógicas de maneira integrada, não faz sentido uma divisão rígida de um quantitativo de representantes por área para sua composição.

 

Considerando que há liberdade para as unidades escolares definirem seu processo de discussão, tendo inclusive um grande número delas optado por formas de organização que contemplam uma ampla participação dos docentes, sendo esse inclusive o espírito da lei.

 

Considerando que a rigidez da formação da referida comissão e sua eleição mediante emails enviados para a direção (que não estão disponíveis para conferência), foi uma proposta apresentada pela diretoria, após discussão sumária e sem votação dos presentes à reunião virtual, na qual a decisão foi tomada.


Considerando que a professora indicada para a substituição tem grande conhecimento acumulado em discussões sobre o tema, com trabalhos publicados inclusive, tem tido destacada participação nas discussões em nossa entidade sindical e suas posições representam o pensamento de vários de nós, sua exclusão do processo resultaria em evidente empobrecimento do debate.


Não querendo crer que a recusa em aceitar a participação da professora seria uma recusa a ampliação do debate e a eventual exploração de pontos polêmicos. Nós, abaixo assinados, solicitamos que a substituição solicitada em epígrafe seja efetuada prontamente,

Por: