destaque-home, Municipal, Todas

RJ: Concursadas(os) protestam na Prefeitura, após edital de contratações temporárias

Nesta segunda-feira, 10 de abril, concursadas(os) da Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro fizeram manifestação pela convocação imediata de todo o banco de concursados. O protesto foi em resposta ao edital nº 8, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, publicado em 04 de abril, que abriu seleção para contratação temporárias de 787 professores na rede, na educação infantil e fundamental.

O ato ocorreu no primeiro dia das inscrições. A rede municipal RJ vive a extrema carência de professores e funcionários e AAEEs, que tem sido denunciado desde fevereiro pela imprensa, por pais e pelo Sepe, e em audiências na Câmara Municipal. A carência se revela ainda mais dramática na educação especial e diante das ameaças de ataques nas escolas.

Mesmo com um banco de aprovados em concursos públicos e profissionais inscritos para migração, para cumprir jornada maior, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, optou por lançar esse edital de contratos temporários, precarizando a atividade docente. No mesmo dia 04/04, a SME fez uma convocação, mas insuficiente.



O grupo tentou protocolar documento na SME, mas não foi recebido. Foi formada uma comissão de representantes dos concursos de PEI , PAEI, AE II PEF Anos iniciais e anos finais, para prosseguir com a luta pela convocação dos novos concursados.

O SEPE-RJ esteve presente, ajudando na condução do ato. O mandato da vereadora Luciana Boiteux (PSOL) também marcou presença. Neste sábado, dia 15/04, às 09h, o Sepe promove uma assembleia geral dos profissionais da Educação da rede municipal, no colégio Pedro II, em Realengo.

VÍDEOS

Veja vídeos do ato na Prefeitura, no facebook do Sepe

LEIA MAIS: