destaque-home, Todas

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO REUNIU DIREÇÕES DO SEPE CENTRAL, NÚCLEOS E REGIONAIS PARA DISCUTIR ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO SINDICATO

Após três dias de debates e discussões sobre estrutura, funcionamento e formação para as direções do Sepe Central, Núcleos Municipais e Regionais do sindicato, terminou, ontem (dia 26), o Seminário de Formação.

 

O evento, realizado no Novotel Porto Atlântico, no Santo Cristo, reuniu nestes três dias mais de 200 delegados vindos de todos os municípios com núcleos do sindicato e das Regionais da capital.

 

As palestras, mesas e debates realizados nestes três dias, além de contribuir para a formação e instrumentalização das direções de núcleos, regionais e Sepe Central, versaram também sobre temas importantes de conjuntura  política econômica e social, além de propiciar para todos um panorama das estruturas que compõem e fazem do Sepe o maior sindicato do estado do Rio de Janeiro.

 

O Seminário foi aberto no dia 24 de janeiro, com uma palestra do professor Geraldo Tadeu Monteiro (CEBRAD/UERJ) com o tema “O que é análise de conjuntura”. A seguir tivemos uma mesa sobre conjuntura, seguida pela constituição de grupos de trabalho. Depois, do meio da tarde em diante foram realizadas mesas com os seguintes temas: Sindicalismo no Brasil; Revisita ao Estatuto do Sepe; e, fechando o primeiro dia, uma concorrida mesa sobre a História do Sepe RJ, com a participação de militantes históricos que narraram suas experiências sobre as mobilizações e a luta do sindicato desde a sua fundação em 1977.

 

No segundo dia, tivemos mesas sobre Economia Política e sua Influência na Educação; O papel dos Conselheiros nos Conselhos de Educação (CAE, COMED, CACS-FUNDEB); Comunicação e Imprensa Sindical; Antirracismo; Gênero e Combate à Homofobia; e, fechando os trabalhos do dia, um Cine Debate, com o tema Assédio Moral.

 

No dia do fechamento do Seminário de Formação, tivemos mesas coma participação do Departamento Jurídico, que apresentou orientações sobre regras de Previdência  e Aposentadoria. Esta mesa foi seguida de outra com orientações da Secretaria de Finanças e Contabilidade. Na parte final do evento, tivemos a discussão das discussões dos grupos de trabalho sobre Plano de Ação e Plano de Lutas.

 

Após o encerramento, foi realizada uma confraternização com uma atividade cultural.

Veja mais fotos do Seminário pelo link abaixo:

https://bit.ly/SeminarioFormacao2023

LEIA MAIS: