destaque-home, Municipal, Todas

Sepe central e núcleos municipais realizaram atividades de esclarecimento sobre candidatos a prefeito nas eleições de domingo

O Sepe RJ, com relação às eleições municipais que serão realizadas neste domingo (dia 6 de outubro), lembra aos profissionais de educação das redes públicas do Rio de Janeiro a importância do pleito para garantir a escolha democrática de candidatos comprometidos com a escola pública de qualidade.

Para tanto, o Sepe Central e os seus núcleos municipais realizaram ao longo dos últimos meses diversas atividades, tais como: debates com candidatos, edição de cartas-compromisso para serem assinadas por estes e entrevistas e sabatinas para ouvir seus planos e ideias com relação à Educação municipal. Algumas dessas atividades foram realizadas em parceria com outras entidades do movimento civil e contaram também com a participação das comunidades escolares.

O objetivo do sindicato, além de esclarecer a categoria e a população a respeito dos planos dos candidatos a prefeito para garantir a qualidade da educação e a valorização dos profissionais que trabalham nas escolas, foi o de buscar de forma democrática abrir um espaço para que os aspirantes ao cargo de chefia dos executivos municipais pudessem apresentar seus projetos e ouvir os anseios de todos aqueles que lutam pela garantia de uma escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

Veja a seguir uma relação de atividades organizadas pelo Sepe Central e núcleos durante a campanha eleitoral (lista atualizada em 07/10):

 
  • Barra Mansa: Núcleo apresentou uma carta-compromisso e três candidatos à prefeitura assinaram.

Carapebus – Apenas um candidato assinou a carta-compromisso apresentada pelo Sepe.

Conceição de Macabu – Todos os candidatos assinaram a carta compromisso apresentada pelo núcleo.

Duque de Caxias
: Núcleo entregou carta compromisso para três candidatos. E foi feita uma sabatina com os candidatos à prefeitura de Duque de Caxias, organizada pelos diversos Movimentos Sociais da cidade: Saúde, Educação, Movimento Popular, Cultural, Ambiental, de Mulheres, entre outros.

Itaboraí: apresentou uma carta-compromisso aos candidatos.

Niterói: o núcleo promoveu sabatinas, no formato de café, com candidaturas à prefeitura, em conjunto com entidades e sindicatos do município. Quatro candidaturas compareceram nos dias marcados.

Nova Friburgo: apresentou carta-compromisso, em conjunto com o Sinpro e o movimento Luto pela Saúde, que obteve a assinatura de três candidatos à prefeitura.

Nova Iguaçu: o núcleo preparou uma carta-compromisso, entregue nos comitês das candidaturas à prefeitura.

Paraíba do Sul: realizou uma entrevista, à qual compareceu apenas um dos candidatos, que também assinou a carta-compromisso elaborada pelo núcleo.

Petrópolis: foram realizadas entrevistas ao vivo com os 5 candidatos à prefeitura e enviada uma carta-compromisso, assinada por dois dos candidatos.

Quissamã – Todos os candidatos à prefeitura assinaram a carta-compromisso do Sepe.

Rio de Janeiro: debate e envio de carta-compromisso, assinada por 3 dos 9 candidatos a prefeito da capital.

Santa Maria Madalena – Sepe apresentou carta-compromisso, mas nenhum candidato assinou. 

São Gonçalo: o núcleo realizou entrevistas ao vivo com os candidatos à prefeitura. Três deles compareceram nos dias marcados para a realização das mesmas.

Tanguá: foi elaborada uma carta-compromisso pelo núcleo que foi apresentada e assinada por candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal.

Teresópolis: envio de carta-compromisso, assinada por dois dos cinco candidatos à prefeitura.

Trajano de Moraes – Sepe apresentou carta-compromisso, mas nenhum candidato assinou. 

Valença: apresentou uma carta-compromisso aos candidatos à prefeitura, assinada por cinco candidaturas e parcialmente por outras duas candidaturas.

LEIA MAIS: