destaque-home, Estadual, Todas
Sepe convoca para Ato dos servidores estaduais no Palácio Guanabara nesta quarta-feira (dia 13/3)
6 de março de 2024
A assembleia da rede estadual do dia 24 de fevereiro aprovou a participação da categoria no ato que o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizará no Palácio Guanabara, nesta quarta-feira (dia 13 de março), às 10h. No protesto, as categorias do funcionalismo em luta vão exigir do governador Cláudio Castro o atendimento das reivindicações e valorização do serviço público estadual. No ato também serão lembrados os escândalos de corrupção do governo Cláudio Castro, que é investigado pela Polícia Federal por recebimento de propinas desde o tempo em que era vice-governador e por desvio de recursos da área social do estado (Fundação Leão XIII).
Os servidores lutam pela recomposição salarial e garantia dos seus direitos, como a 2ª e 3ª parcelas do acordo que o governador fez com a Alerj para a recomposição salarial, firmado em fevereiro de 2021 e não cumprido por Castro. O acordo previa a recomposição das perdas de 2017 a 2021, dividida em três parcelas: a primeira, de 13,5% foi paga em fevereiro de 2022; a segunda, de 6,5%, teria que ter sido paga agora em fevereiro de 2023; e a 3ª (mais 6,5%), teria que ser paga no início de 2024.
A rede estadual irá protestar também contra a inexistência de uma contraproposta de reajuste àquela que o Sepe fez, cumprindo o acordo no Tribunal de Justiça do Rio, para o fim da greve do ano passado. Vamos denunciar que o governo do estado paga o pior salário da educação no Brasil e descumpre até hoje a Lei 11.738/2008 não pagando o piso nacional.