destaque-home, Todas
Sepe critica propaganda do governo em prova simulada aplicada em escolas da 3ª CRE
11 de abril de 2025
O Sepe RJ vem a público expressar a crítica dos profissionais de educação do Rio de Janeiro com respeito a denúncias sobre o conteúdo de questões contidas na Prova do 1º Simulado para o 9º ano aplicada pela 3ª CRE a alunos de escolas com baixo IDEB. No segundo bloco de Língua Portuguesa do exame, a maioria das questões apresenta textos que fazem propaganda do governo Paes e de supostas realizações da prefeitura em diversos setores, tais como: educação, turismo, meio ambiente e mobilidade urbana.
Para o sindicato a utilização de propaganda do governo municipal numa prova destinada a alunos de escolas da sua rede, alardeando seus supostos feitos, fere os princípios da moralidade e das práticas de boa gestão, que deve se pautar pela imparcialidade e pelo respeito aos cidadãos. A prefeitura do Rio, uma das mais ricas do país, já gasta regularmente milhões de reais em campanhas publicitárias, muitas delas de cunho duvidoso para divulgar a gestão de Eduardo Paes e, certamente, não precisa fazer de uma prova um mural de textos exaltando a sua administração.
O prefeito também é contumaz usuário das redes sociais para propagandear seus feitos e, para isso, faz uso de uma equipe de profissionais que também não deve custar pouco dinheiro para o bolso dos contribuintes. Certamente, tanto dinheiro gasto pela administração municipal em publicidade poderia ser muito melhor aplicado se fosse utilizado para resolver questões mais urgentes para o bem-estar da população, que sofre com problemas nas áreas de saúde, assistência social e nas escolas da sua rede municipal. O que não é aceitável é usar prova de aluno para tal fim.
Não podemos aceitar que tais procedimentos como o que ocorreu agora na prova simulada da 3ª CRE se tornem regra. Um exame destinado aos alunos não pode ser utilizado como veículo de propaganda de governos. Principalmente um governo que não demonstra qualquer apreço para com a educação municipal e não valoriza os profissionais de educação e já chegou a ser tachado pela categoria como “inimigo da educação municipal”.
Veja o PDF do caderno do Simulado com a propaganda do governo municipal (a partir do bloco II de Língua Portuguesa):
https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2025/04/Simulado1-9o-ano-1.pdf