destaque-home, Estadual, Todas

Sepe esteve na Seeduc e confirmou a devolução dos descontos nesta quinta (03)

A direção do Sepe esteve em contato com a Seeduc nesta terça-feira (01/08) para discutir diversas pendências relativas à devolução dos descontos e reposição das aulas.

 

Com isso, o governo confirmou ao sindicato que os descontos da greve da rede estadual e dos quatro dias de paralisação anteriores serão pagos em folha suplementar já nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, conforme está registrado nos contracheques.

 

No entanto, diversas questões relativas ao pagamento dos profissionais foram levadas à Seeduc, que respondeu da seguinte forma:

 

– A Folha 1 é relativa ao contracheque do mês 7 e nela vem os descontos da greve; já a Folha 10 é a suplementar, relativa à devolução dos descontos. Segundo a Seeduc, todas as pendências foram lançadas nessas folhas, incluindo situações anteriores à greve, o que pode causar confusão. O que recomendamos: o profissional deve somar todos os descontos relativos à greve e comparar com o que foi devolvido na Folha 10. Qualquer discrepância, contatar o Sepe.

 

– Sobre o desconto do Rio Previdência de 14%: este desconto incide sobre o salário bruto, na Folha suplementar. É importante conferir se o valor é de 14%.

 

– GLP: o pagamento desta gratificação para os professores(as) que a exercem só irá ocorrer após a realização da reposição das aulas.

 

– O Sepe reforçou junto à Seeduc a autonomia pedagógica das direções de escolas quanto à reposição das aulas, utilizando atividades interdisciplinares, contraturnos e horários vagos, além do trabalho remoto e sábados letivos.

 

Reiteramos que a indignação geral dos profissionais de educação contra o governo não se apaga com o pagamento do que nos é de direito. Continuaremos, portanto, na luta pela implementação do piso nacional para todas as carreiras, pelo fim do NEM, entre outras reivindicações da nossa greve.

Rede estadual fez protesto no Palácio Guanabara nesta quarta-feira (dia 02/8)


Os profissionais da rede estadual fizeram uma manifestação no Palácio Guanabara na manhã desta quarta-feira (dia 02 de agosto) em repúdio aos descontos nos salários dos profissionais das escolas estaduais que aderiram à greve da categoria. Os manifestantes se concentraram na frente da sede do governo, na Rua Pinheiro Machado e protestaram contra os cortes nos salários dos grevistas.

Durante o protesto, os profissionais denunciaram a política educacional do governador Cláudio Castro e mostraram que não irão deixar de lado a luta pela implementação do piso nacional para todas as carreiras, pelo fim do NEM e pela recomposição das perdas salariais, entre outras pautas de reivindicações da greve das escolas estaduais.

 

LEIA MAIS: