Municipal

SEPE MAGÉ/GUAPIMIRIM TEVE AUDIÊNCIA COM A PREFEITA E SME NO DIA 09/12

A direção do Sepe Magé/Guapimirim participou de uma audiência na prefeitura na quinta-feira (dia 9 de dezembro). A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha e o secretário municipal de Educação, Ricardo Almeida, participaram da reunião. Representantes do Sindguapi e professores também participaram do encontro para tratar da pauta do abono do FUNDEB e do 1/3 de planejamento. Veja o que foi discutido:

 

Os profissionais reivindicaram o pagamento da bonificação em dezembro, bem como o cumprimento do 1/3 de planejamento já no início do ano que vem ou uma previsão da implementação deste direito. Em relação à bonificação, o secretário mencionou o acordo já firmado com a categoria de equiparar os salários dos professores ao Piso Nacional do Magistério;  mais o pagamento dos retroativos até janeiro, do décimo terceiro e do 1/3 de férias ainda em dezembro; além de um bônus com valor correspondente ao valor do décimo que cada professor receberá. Caso haja sobras do repasse do FUNDEB de dezembro, os gestores municipais se comprometeram em fazer novo rateio. 

 

Quanto ao 1/3 de planejamento, o secretário informou que já está fazendo um levantamento dos profissionais que poderão retornar às salas de aulas para então definir a quantidade de professores que será necessária para garantir o 1/3. Ele assumiu o compromisso de terminar esse levantamento até fevereiro de 2022, porém não estabeleceu um prazo para início do cumprimento do 1/3 de planejamento.

 

Os membros do governo também se comprometeram a manter o diálogo aberto com a categoria. O Sepe convoca todos os profissionais de educação de Guapimirim a comparecerem à audiência da Câmara dos Vereadores no próximo dia 14, quando será votado o PL que autoriza a concessão do abono do Fundeb.

Por:

LEIA MAIS: