destaque-home, Todas
Sepe participará de ação de acolhimento a educadores em parceria com Observatório da Violência contra Educadores da UFF
19 de fevereiro de 2025
O Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) e o Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE) irão realizar um ciclo piloto de acolhimento a educadores vítimas de violência no exercício da sua profissão. Para apresentar essa ação, se realizará o evento Possibilidades de acolhimento em casos de perseguição a educadores para apresentar a proposta do ciclo e abrir inscrições para interessados em participar.
O Sepe tem recebido diversas demandas de suas filiadas e filiados para apoio jurídico e psicológico em casos como esses. O GT de combate à perseguição política chegou a publicar em 2024, em parceria com o Observatório, um relatório sobre o estado da perseguição política de professores através da instrumentalização de sindicâncias. Diante dessa perseguição operada através de processos administrativos, assédio de gestores, exposição em redes sociais e outras formas de violência, educadoras e educadores relatam sentirem-se isolados e vulneráveis, o que lhes dificulta a busca por ajuda.
Os educadores acolhidos neste ciclo, com vagas limitadas, serão filiados do Sepe que tenham sofrido violações à sua liberdade de ensinar e aos seus direitos humanos. Em 2024, foi lançado o protocolo interno de acolhimento psicológico do Observatório, construído pelos profissionais da psicologia que integram o projeto. Essa parceria que ora se inicia permitirá aos filiados ao sindicato participarem de uma dinâmica de acolhimento prevista neste protocolo e pensada especialmente para educadores. O protocolo se propõe a somar com outras iniciativas e fortalecer a construção de uma rede de cuidado com e para esses sujeitos, fortalecendo-os de maneira a manter as condições de possibilidade da luta cotidiana por uma educação democrática e de qualidade.
O evento será realizado no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 – 7 andar). Nele, será apresentada essa ação de acolhimento para os filiados e filiadas do Sepe, assim como seu funcionamento e dinâmica de inscrições.
O Observatório
O Observatório é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) em 2023. Seu foco são as diversas práticas de censura e violações dos direitos humanos dos educadores perpetradas em meio às violências históricas da sociedade brasileira e, em especial, no âmbito da guerra cultural avançada pela extrema direita.