destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Sepe realizou plenária sobre a CONAEE no dia 16/8 – Veja o que foi discutido

O Sepe realizou uma plenária para discussão sobre a participação dos educadores das redes públicas na Conferência Nacional Extraordinária de Educação 2024 (CONAEE), promovida pelo MEC e organizada e realizada pelo Fórum Nacional de Educação, que será realizada no ano que vem em Brasília. A etapa nacional da Conferência será precedida por encontros estaduais, distritais, municipais e ou intermunicipais, com debate orientado pelo “Documento Referência”.

Estas conferências estaduais, distritais e municipais serão promovidas pelos estados, municípios e Distrito Federal, com apoio técnico da União e organizadas, respectivamente, pelos Fóruns Distrital, Estaduais e Municipais de Educação e qualquer instância da sociedade poderá promover conferências livres como espaço de mobilização das etapas preparatórias, considerando o cronograma da CONAEE 2024, sem a eleição de delegados.

O Sepe sempre participou das conferências, disputando concepções de educação e apresentando propostas. Por isso, a primeira plenária organizativa de nossa participação para a CONAEE 2024 convoca os companheiros a se engajarem no processo já iniciado em municípios ou a iniciar o processo de organização nos municípios onde ainda  foi dada a largada.  Dessa maneira, convocamos todos para a próxima pçlenária que vai dar prosseguimento à organização e apresentação da pauta de discussão.

 

Veja abaixo a ata e as propostas tiradas pela Plenária CONAEE 2024 do dia 16 de agosto:

 

ATA DA PLENÁRIA SOBRE A CONAEE NO DIA 16 DE AGOSTO DE 2023

Presentes 23 pessoas

.  Informes:

. Magé/Guapi : (Fabrícia): Magé: Atividades da pauta. Guapi: atividades sobre o piso e 1/3. CONAE: Não tem informação ainda sobre a CONAEE. Vai encaminhar semana que vem.

São Gonçalo: (Bia) Já está na terceira reunião. Produzindo documento de balanço do PME. COMESG será de 21 de novembro à 23 de novembro na FFP/UERJ. Lançarão o Fórum Popular de Educação de São Gonçalo no dia 21 de agosto, às 18h, na Câmara de Vereadores.

Duque Caxias: (Arilson) Já foi feita revisão no PME mas não foi publicado. O Fórum é quem chama a conferência. A Prefeitura não encaminha o plano. O Fórum já está encaminhando a articulação para a conferência, mas o governo não está comparecendo.

Baixada litorânea, norte /noroeste: (Guilhermina): Os municípios têm Fóruns. E o Sepe tem assento. Começaram a conversar agora. Sepe deve questionar o fato de que não foi votado na ALERJ o Plano Estadual de Educação. Sepe deve formalizar estar dentro da conferência. Articular os pólos.

Miguel Pereira: (Telma) Tem Fórum e o Sepe está no processo da CONAEE

Rio de Janeiro: (Zezé Lourenço- suplente do CME). O Fórum ainda não começou a organizar o processo da CONAEE. O Fórum participou da reunião geral na sexta-feira passada.

Propostas tiradas:

1) Divulgação da CONAEE e chamamento pra participação, com postagem e envio do regimento para os núcleos, e que os núcleos enviem suas análises dos PMEs para futuro documento base.

2) Divulgar o PNE e cobrar publicamente a votação do PEE do RJ

3) Plenária em setembro para discutir os eixos (aglutinando as metas por eixo) da CONAE. Dia 13 de setembro às 19h.

4) Pensar em uma carta para apresentar à Conferência sobre os planos de carreira com histórico dos ataques e cobrança de ações para implementação dos mecanismos de valorização dos profissionais da educação.

5) Criação de grupo de WhatsApp CONAEE/SEPE 2024

Sites sugeridos:

https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/PPT_Balanco2023PNE_2023_06_20_AudienciaPublica_Senado_AndressaPellanda_FINAL_revisado.pdf

https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Balanco-PNE-2023.pdf

LEIA MAIS: