destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Sepe saúda comunidade e novos profissionais neste ano letivo que se inicia

Bem-vindos(as) à luta

O ano de 2024 começou com a perspectiva de que muitas lutas e mobilizações serão necessárias para garantir os direitos  dos profissionais de educação e a própria existência da escola pública de qualidade nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Aqui no município do Rio, vivenciamos as consequências das políticas que não prezam pelo cuidado para com a educação pública de qualidade. Tais ataques se traduzem em políticas de arrocho salarial, não aplicação das verbas constitucionais na Educação e implementação de reformas no sistema previdenciário municipal que retiram direitos dos aposentados.

No estado, a situação não é diferente. Hoje, o Rio de Janeiro é um dos estados que paga um vencimento inicial mais baixo no país e, até hoje, o governador Cláudio Castro não paga o Piso Nacional para toda a categoria. Os funcionários administrativos, em muitos casos, tem vencimento base que é abaixo do salário mínimo.

Mas você, que está entrando agora, não está sozinho. O Sepe, ao longo dos últimos 47 anos tem marcado sua atuação pela defesa intransigente dos direitos da categoria e das comunidades escolares. Damos as boas vindas a todos que estão ingressando agora nas redes públicas e esperamos contar com todos para fortalecer as nossas lutas.

A história do Sepe RJ

O Sepe nasceu em 1979, lutando contra a ditadura militar. Temos orgulho da nossa história, nunca nos curvamos a nenhum governo ou partido político. E até hoje estamos na linha de frente em defesa da educação pública de qualidade.

No âmbito nacional, o Sepe se integra às outras entidades do movimento civil e da educação na luta contra um projeto que ataca o direito constitucional à liberdade de cátedra e a inviolabilidade da sala de aula. O conhecido “Projeto Escola sem Partido”, que na verdade é contra o processo de construção do conhecimento pedagógico dos nossos alunos através dos diferentes saberes, das diferenças, da democracia e principalmente contra a autonomia pedagógica ainda tão frágil em nossas escolas. Também nos integramos na luta contra a implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular, que reduz drasticamente os conteúdos curriculares da EI, do Ensino Regular, do EJA e contra a Reforma do Ensino Médio.

Onde estamos localizados?

A sede central está localizada no Centro do Rio (Rua Evaristo da Veiga 55 – 8º andar). Por todo o estado temos  núcleos nos municípios e aqui na capital funcionamos em 9 sedes regionais. Somos a maior entidade sindical do estado, com cerca de 80 mil filiados. A diretoria do Sepe Central e das regionais, na capital e municípios, é eleita a cada três anos diretamente pelos seus associados.

Filie-se e ajude a fortalecer a nossa luta 

Convidamos você a se filiar ao Sepe – em todos os atos públicos e assembleias o sindicato mantém uma mesa de filiação aos interessados, que também podem procurar nossas sedes (veja o melhor local para você em nosso site: www.seperj.org.br).

Participe de seu sindicato! O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!

LEIA MAIS: