destaque-home, Municipal, Todas

SEPE TEVE AUDIÊNCIA SME RJ NO DIA 30/5: VEJA O QUE FOI DISCUTIDO

Nesta segunda-feira (30), a direção do Sepe se reuniu com o secretário municipal de Educação RJ, Antoine Azevedo Lousão, tendo como pauta principal a aplicação do 1/3 extraclasse (portarias 1 e 2 de 2022). Participaram da audiência o secretário e os assessores de gabinete Willman Costa e Saulo Albuquerque.

 

O Sepe iniciou sua participação na audiência questionando a Portaria Conjunta Nº 01/2002, apresentando a estranheza quando à efetividade do cumprimento de 2/3 da carga horária dentro das escolas. A direção do sindicato informou que, por vezes a infraestrutura e outras questões das unidades escolares não permitem que o professor faça um planejamento adequado e pontou a necessidade de Centro de Estudos – momento no qual a escola auto avaliava o seu próprio planejamento de forma coletiva. Também lembramos que existe um projeto de lei de 2014, que autorizava o 1/3 de planejamento do professor em local diferente da unidade escolar.

 

O secretário apontou que, até a publicação da Portaria, o 1/3 deveria ser realizado dentro da escola, em sua totalidade e que, após a normativa, a totalidade dessa obrigatoriedade deixa de existir. Lousão disse que acredita na realidade de reuniões integradas que vão além de reuniões bimestrais, além da constância de atividades formativas. Ele se propôs a reunir a equipe da SME e esclarecer melhor como a carga horária deverá ser cumprida, a fim de tornar mais claro o texto da Portaria e que é necessário que sejam avaliados casos específicos para que sejam tratados e resolvidos. Quanto à solicitação da categoria por mais transparência na questão da migração, a SME acolheu a questão e o secretário afirmou que sua equipe irá estudar como fazer.

Veja a ata completa da reunião com a SME pelo PDF abaixo:

https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Ata-de-reunião-SEPE-30-05-2022.pdf

LEIA MAIS: