Estadual, Sem categoria, Todas

SOBRE O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES NA REDE ESTADUAL

Nessa segunda-feira, dia 19/10, as unidades escolares foram reabertas para os estudantes. Já neste primeiro dia, o SEPE RJ recebeu denúncias de aglomerações em unidades de ensino e desrespeito aos procedimentos básicos, que comprometem todos protocolos de segurança indicados pelas autoridades sanitárias.

A primeira delas vem do Colégio Estadual Dom Helder Câmara, onde integrantes da equipe diretiva percorreram as salas de aula para conversar com alunos sem a utilização de máscaras. Na mesma escola, houve inclusive uma confraternização em comemoração pelo dia dos professores, ignorando toda forma de distanciamento social. Tudo isso está documentado.

A segunda denúncia do dia vem do município de Itaboraí. Na EE Geremias de Mattos Fontes, em Itaboraí, diante de caso de COVID-19 no local, a unidade permanece aberta colocando em risco a saúde e a vida de profissionais e dos estudantes que retornam essa semana. Em vez de fechar a escola e colocar em quarentena todos os profissionais, o colégio convocará uma reunião do Conselho Escolar! Exigimos da SEEDUC o fechamento imediato!

Estes casos apenas deixam evidentes os riscos já anunciados pelo sindicato em que pese os detalhes dos protocolos. A dinâmica das escolas e do deslocamento dos profissionais e estudantes impedem qualquer possibilidade de reabertura segura das escolas.

O SEPE reafirma a greve pela vida, compreendendo que as escolas devem permanecer fechadas até que haja condições reais de possibilidade segura de retorno às atividades presenciais. Os governos são os responsáveis pelo quadro ainda grave da pandemia no estado do Rio e pela exclusão dos nossos estudantes ao acesso à educação nesses tempos de pandemia.

Você, integrante da comunidade escolar, continue enviando as denúncias para o SEPE RJ. Faremos a denúncia juntos aos órgãos responsáveis, não seremos coniventes com aqueles que negam o direito à vida!