destaque-home, Todas
No dia 30 de maio, o Sepe realizou, no Club Municipal uma plenária reunindo as docentes da Educação Infantil dos mais variados municípios do estado para debater a implementação por parte das prefeituras da lei 15326/2026 e o enquadramento deste segmento no cargo do magistério. O encontro reuniu mais de 200 profissionais, da capital e do interior. Os núcleos municipais do Sepe organizaram o transporte das educadoras que vieram dos municípios de fora do Rio.
Desde cedo na manhã de sábado (30), dezenas de profissionais da EI já lotavam o corredor do 4º andar do Club Municipal, onde se localiza o auditório da Plenária e se enfileiravam na mesa de credenciamento do evento. As delegações, provenientes dos mais variados município (do sul ao norte fluminense) traziam a certeza de que a luta pelo enquadramento tem que ser construída por meio da organização e mobilização de todas para obrigar os prefeitos e secretários municipais de educação a cumprirem a lei.
Participaram do evento, organizado pelo sindicato, diversos parlamentares que participam da luta destas profissionais pelo enquadramento delas no cargo do magistério e a consequente regularização dos seus direitos, como de receberem o piso nacional do magistério. O movimento Somos Tod@as Professoras também marcou presença na Plenária.
Ao final do encontro diversas resoluções foram tiradas a partir da plenária, entre elas:
Reforçar a luta nos municípios para pressionar os legislativos municipais e prefeitos a aprovarem leis se adaptando às determinações da lei federal 15326/2026
Realizar um grande ato na capital, com data e local a serem confirmados para mobilizar a categoria na pressão sobre os legislativos municipais e a sociedade em geral para conscientização sobre a justiça das nossas reivindicações
Realização de audiências públicas nos municípios sobre o tema
Campanha nas redes do Sepe
Protocolar a reivindicação de forma conjunta no Ministério Público da Educação em data a ser combinada
Audiências com secretários municipais e prefeitos tendo em vista a questão do enquadramento e cumprimento da lei
Abaixo-assinado a favor da Lei
Atos descentralizados pelos municípios
Caminhada em Copacabana e panfletagem em data a ser marcada

O Sepe participou, nos dias 25 e 26 de agosto, do 1º Encontro Nacional Somos Todas Professoras, realizado em São Paulo. No evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores de São Paulo teve como objetivo debater e buscar propostas para questões da docência com o seguinte tema: “Qualidade na Educação Infantil X Invisibilidade da Docência: Até quando?”.
Nesta sexta-feira e no sábado, dias 25 e 26 de agosto, o Sepe e o NEEI realizam o Seminário de Educação Infantil, no auditório Paulo Freire do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35 – Centro). No evento, as participantes estão debatendo as condições do setor e a necessidade de mais investimentos na Educação Infantil, com a valorização dos profissionais, abertura de vagas e unidades públicas, sem conveniadas; concurso público e piso para todas as funções de categorias, para garantia de uma educação pública de qualidade e inclusiva.
Nos dias 25 e 26 de agosto, participe do Seminário de Educação Infantil da Rede Municipal do Rio de Janeiro, promovido pelo Sepe e pelo NEEI (Núcleo de Estudos de Educação Infantil), na sede do Sinpro Rio. O evento contará com palestrantes e um ato público nas escadarias da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
No dia 15 de março, o NEEI/Sepe (Núcleo de Estudos de Educação Infantil do Sepe) realizará reunião, no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga, 55, próximo à Cinelândia), às 18h, para discutir as condições de trabalho na Educação Infantil.