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VEJA AS PROPOSTAS APROVADAS NA ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL DO DIA 06/08
15 de agosto de 2022
Veja abaixo o que foi aprovado pela assembleia híbrida da rede estadual, realizada no dia 6 de agosto. A parte presencial foi realizada no Clube Municipal e, a virtual, pela rede Zoom. A próxima plenária será realizada no dia 27/8, às 10h, em formato híbrido (local a confirmar)
PARA POSIÇÃO POLÍTICA SOBRE O “NOVO ENSINO MÉDIO” E A AÇÃO DO SEPE/RJ:
- PELA REVOGAÇÃO DO NEM: Encampar a luta pela revogação da lei 13.415/2017, por entender que não podemos aceitar o aumento da precarização do trabalho docente e a exclusão completa no processo de formação dos estudantes;
- MOBILIZAÇÃO NACIONAL E PROPOSTA POPULAR: Construir mobilização nacional da Educação para derrubar o NEM, concomitantemente desenvolver e lutar pela implementação de uma proposta popular de educação;
- MOVIMENTO PNLD: o SEPE deve se fazer representar no Movimento PNLD (Plano Nacional do Livro Didático);
- CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: Assembleia para a indicação de conselheiro do SEPE ao CEE;
SOBRE AS LINHAS POLÍTICAS E TÁTICAS PARA A CAMPANHA CONTRA O NEM:
- DIA D DA LUTA CONTRA O NEM: aprovar um dia de bate-papo nas escolas sobre o NEM (e suas mazelas) no dia 24/08;
- Urgência na confecção de materiais para as escolas e para comunidade escolar;
- Denunciar os impactos do NEM, os impactos diretos que os alunos e professores estão sofrendo ou sofrerão;
- Denúncia pública sobre a forma como a SEEDUC vem implementando o NEM;
- Mobilizar a Rede Estadual contra o NEM, destacando a defesa dos nossos empregos e da Educação Pública;
- Fortalecer o GT do SEPE/RJ para aprofundar o conhecimento sobre o NEM e seus impactos através de reuniões regulares de formação e mobilização;
- O GT se auto organizará para formar comissão para a produção de material de estudos, organização de material, estudos, organização do Seminário, etc., junto com a SAE e a Coordenação Geral;
- Elaboração e publicação de Boletim específico para a categoria;
- Mobilização de um abaixo-assinado;
- Plenária com as entidades estudantis para construir ações unificadas no dia 12/08;
- Produzir materiais para dialogar com a comunidade escolar;
- Dialogar com a CNTE sobre a necessidade de um Dia Nacional de Luta da Educação Básica pela revogação da Reforma do Ensino Médio;
- Campanha ligando Claudio Castro ao ataque promovido pela Reforma do Ensino Médio, com a “ideia” de que Claudio Castro reduz disciplinas do Ensino Médio, ou algo nesse sentido;
- Denunciar a falta de livros didáticos;
- Cartas com relatos de como as escolas estão vivendo a construção dos Itinerários Formativos, para serem enviadas à SEEDUC;
- Vídeos de um minuto com denúncias das escolas;
- Articular junto à ALERJ uma oposição à Reforma do Ensino Médio;
- Levantamento de dados:
- Quantas turmas o Estado está perdendo?
- Quantos Professores “sobrando”?
- Quantos Professores “fragmentados”?
- Quantos Professores alocados fora da sua disciplina de ingresso?
- Realizar um Seminário, para termos mais tempo de debater, esclarecer a categoria;
- Que cada escola realize reuniões com mães/pais/responsáveis explicando e mobilizando sobre o Novo Ensino Médio;
SOBRE A RESISTÊNCIA NO ÂMBITO DO NEM E OUTRAS POLÍTICAS PEDAGÓGICAS:
- Implementação do Centro de Línguas e Centro de Atividades Artísticas em cada escola (estratégia 3.32 aprovada no 3° COED);
- Pela autonomia pedagógica do professor em elaborar os currículos das disciplinas eletivas e dos Itinerários Formativos que serão ofertados na sua Unidade de Ensino
- Assegurar a manutenção da 2ª Língua Estrangeira;
- Manutenção de Espanhol na grade curricular;
- Assegurar que as “disciplinas tradicionais” funcionem num turno e os Itinerários Formativos no contraturno (nas escolas de turno parcial);
- Políticas de “redução de danos”:
- Novo Ensino Médio com todas as disciplinas e seus tempos originais;
- Alocação de professores nos “novos componentes” e Itinerários como um direito e seguindo a antiguidade;
- Não fechar turmas: admitir turmas “menores”;
PRÓXIMA ASSEMBLEIA DIA 27/08 (SÁBADO), ÀS 10H, EM FORMATO HÍBRIDO.