destaque-home, Estadual

Vitória: Justiça acata pedido do Sepe, suspende demissões dos animadores culturais e marca audiência

Os cerca de 330 animadores culturais das escolas estaduais acabam de ter uma vitória judicial que impede que sejam exonerados em 11 de março, como chegou a ser anunciado pelo governo estadual. Nesta quarta-feira, 8, a juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, responsável pela ação civil pública movida pelo Departamento Jurídico do Sepe (processo 0081598-85.2011.8.19.0001), decidiu que a exoneração está suspensa; além disso, a juíza convocou uma audiência de conciliação para o dia 16 de março. Na decisão, a juíza pede ainda a convocação da secretária estadual de Educação, Patrícia Reis, e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), para a audiência. 

Campanha
Além da iniciativa jurídica, o Sepe tem levado adiante a luta contra as demissões, convocando atos e vigílias com os animadores, veiculando anúncios em rádios, colocando cartazes nas escolas e, ao mesmo tempo, promovendo reuniões e diálogos com parlamentares e com integrantes do próprio governo, buscando evitar que uma grande injustiça seja cometida com trabalhadores que estão há 30 anos nas escolas da rede.

Nesta quarta-feira, o Sepe e uma comissão de animadores esteve novamente na Alerj, onde reuniu-se com a secretária estadual da pasta, Patrícia Reis (foto); e com o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), Giovani Ratinho (SDD) e Andrezinho Ceciliano (PT). Anteriormente, o Sepe e animadores já haviam recebido apoio da Comissão de Cultura da Casa, presidida pela deputada Verônica Lima (PT), do deputado Professor Josemar (PSOL), de Carla Machado (PT), e de vários outros mandatos que chegaram a enviar uma carta aberta ao governador, questionando os motivos pelos quais a lei aprovada pela Alerj em dezembro, que garantiria a presença dos animadores na Seeduc, não estava sendo considerada.





 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SEPE-RJ (@sepe_rj)

LEIA MAIS: