destaque-home, Estadual, Todas

VOTAÇÃO DA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL FOI TRANSFERIDA PARA ESTA QUARTA (21/12), ÀS 12H – QUEREMOS 12,4% DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

O PL 6520/2022 que recompõe os vencimentos básicos dos servidores estaduais da ativa, aposentados e pensionistas em 5,9%, proposto pelo governo, entrou em pauta nesta terça-feira (20), na Alerj. O PL recompõe as perdas referentes a 2022. No entanto, por causa das emendas, o PL saiu de pauta e será discutido nesta quarta-feira (21), a partir de 12h.

 

O destaque mais discutido é a emenda da oposição o que muda a recomposição das perdas do vencimento básico para a totalidade dos vencimentos (salário base + gratificação + demais benefícios). Ou seja, a recomposição, pela emenda da oposição, valerá para todos os vencimentos e não como versa o texto do PL original, que atingiria apenas o vencimento básico.

 

Os deputados da oposição também lembraram que o governo enviou à ALERJ o PL que reajusta em 60% todo os vencimentos do salário do governador, vice-governador e secretários, em uma total falta de simetria com os salários dos servidores, que receberiam apenas 5,9%.

 

Foi também discutido que o governo tem que cumprir o acordo com a ALERJ e pagar até fevereiro de 2023, a 2º parcela da recomposição de 2017 a 2021. A Alerj já aprovou, dia 14/12, na lei orçamentária 2023 emenda que determina a previsão de dotação orçamentária para pagar a 2ª parcela. É fundamental que os servidores mantenham a pressão sobre os deputados e o governo para que o acordo seja cumprido – queremos os 12,4% e não apenas os 5,9%.

 

A palavra de ordem é: governador, respeite o acordo!

 

Todos à Alerj nesta quarta-feira, dia 21, na parte da tarde, para garantir nosso reajuste.

Acréscimo: a votação do relatório da CPI da Previdência também foi transferida para essa quarta (21).