destaque-home, Estadual, Municipal, Sem categoria, Todas

XVI Congresso do Sepe terminou no sábado (27/05) com importantes votações

Congresso do Sepe reuniu mais de 1.200 delegados, entre os dias 25 a 27 de maio, eleitos nas escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro/ as delegações discutiram o plano de lutas da categoria dos profissionais de educação e mudanças no estatuto do sindicato

No sábado (dia 27/5), último dia do XVI Congresso do Sepe, o evento foi aberto com uma mesa sobre a história do sindicato, com a participação de militantes que participaram das grandes mobilizações em torno da defesa da educação pública e da valorização dos profissionais, além da própria fundação da instituição, ainda nos anos 70.

Na parte da tarde foi realizada a plenária final, com a votação das propostas surgidas do resultado das discussões dos grupos de trabalho. A principal votação foi a aprovação do retorno do Sepe à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A plenária também aprovou os seguintes itens, relativos às mudanças estatutárias, entre outros:

– Três mandatos para as direções do Sepe Central, núcleos municipais e Regionais:

– Manutenção da proporcionalidade na constituição das direções do Sepe Central, núcleos e regionais;

– Criação de uma cláusula de barreira de 10% para as chapas integrarem a direção do sindicato;

– Aprovada a criação de uma comissão de ética, com os detalhes a serem definidos em assembleia estatutária;

O congresso teve início no dia 25 e foi realizado no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, com a presença de mais de 1.200 delegados de todo o estado.

Informações sobre o certificado de participação, envie email para: [email protected]

LEIA MAIS: