destaque-home, Estadual, Todas

Sepe cobra convocações e nomeações mais rápidas dos concursados de 2013/2014

O Sepe informa aos profissionais da educação convocados dos concursos públicos de 2013 e 2014 e que estão aguardando suas nomeações no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, que o sindicato continua pressionando para que as convocações e nomeações de todos os aprovados nesses concursos públicos sejam realizadas o mais rápido possível, por causa da carência de profissionais na Rede Estadual de Ensino.

 

A SEEDUC e as outras secretarias do governo estadual responsáveis pela admissão de novos servidores públicos estão demorando meses para realizar as convocações e nomeações em Diário Oficial. Esta demora atrapalhando a organização da vida pessoal dos profissionais concursados, bem como o bom andamento das aulas na rede estadual de ensino.

 

Nos meses de junho e julho, foram convocados pelo D. O. cerca de 800 professores das mais variadas disciplinas para trabalhar nas diversas coordenadorias metropolitanas. Tais convocações são uma vitória da nossa luta em defesa da educação pública de qualidade, já que a convocação dos aprovados nos concursos daqueles anos faz parte da nossa pauta de reivindicações. Mas a demora na efetivação destes novos profissionais causa problemas para eles, que não conseguem organizar suas vidas pessoais e para os alunos que ficam sem acesso à matérias importantes do currículo por falta de mestres.

 

Mesmo com estas convocações, mais de 11 mil professores aprovados nos concursos daqueles anos ainda continuam na lista de espera para serem chamados; além de 910 Inspetores de Alunos. Isso para uma carência atual de quase 8 mil professores.

 

É bom lembrar também que, em audiência pública na ALERJ, no dia 28/04, a própria SEEDUC apresentou números que comprovam a gravidade da situação da educação pública em nosso estado: em 11 anos, cerca de 30 mil professores deixaram o trabalho – e mesmo com os contratos temporários e mais 15 mil GLPs, ainda existem 16 mil turmas, em todo o estado, com algum tipo de carência.

 

 

LEIA MAIS: