destaque-home, Estadual, Todas

Sepe foi à SEEDUC hoje (dia 01/9) cobrar sobre novos descontos de greve

O Sepe esteve hoje (dia 01/9) na SEEDUC para buscar respostas do órgão a respeito dos descontos de greve que ainda foram efetuados no pagamento deste mês para alguns profissionais de educação. Com relação aos novos descontos, a SEEDUC informou que houve um erro de digitação por parte de algumas Metropolitanas: ao invés do código 162, foi lançado o 61 (greve), o que resultou em um desconto “atrasado” das faltas de greve em maio para os servidores que não foram descontados à época.

 

O problema é que, mesmo reconhecendo o erro no procedimento, a Secretaria afirmou que os profissionais prejudicados agora só serão ressarcidos no próximo pagamento, em outubro. O Sepe considerou um absurdo este erro, que impacta diretamente a vida das pessoas que ficarão sem ter como cumprir seus compromissos financeiros por causa de um problema técnico da Secretaria.

 

Sobre a questão da GLP foi informado que as direções devem sinalizar as Regionais que passarão a informação para o Nível Central da SEEDUC, que efetivará o pagamento das horas trabalhadas.

 

Quanto à questão da reposição das aulas o Sepe cobrou para que haja a possibilidade de uso do contraturno como ferramenta para que se tenha a reposição das aulas, visto que a frequência aos sábados está muito baixa e seria muito mais produtivo utilizar o espaço da escola e os alunos que já estão lá para que se tenha a reposição.

 

Também cobramos a questão dos animadores culturais que fizeram a greve e foram descontados. Como não há um código previsto para que eles possam ter a restituição, reivindicamos que seria necessário discutir uma saída para que eles tenham devolvido os descontos de greve. A SEEDUC afirmou que o processo para a restituição dos descontos da animação cultural já se encontra em tramitação na Casa Civil. A direção do Sepe cobrou uma data e foi afirmado que não existe resposta ainda para esta questão.

 

Outro problema que a direção do sindicato levantou no encontro de hoje foi em relação à reposição dos dias durante o período do recesso escolar, já que esses dias não poderão ser repostos. Afirmamos que os profissionais consideram um absurdo esta questão e que temos responsabilidade para com nossos alunos, sendo necessário cumprir a totalidade dos dias letivos e garantir a qualidade do ensino.

 

LEIA MAIS: