destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Nota de pesar: professor Marco Tulio Paolino, diretor do Sepe

Em uma de suas últimas atuações pela categoria, em agosto, o professor Tulio teve reunião na Previ-Rio, representando o Sepe

O Sepe comunica, com enorme pesar, o falecimento de seu diretor Marco Tulio Paolino, 57 anos, nesta terça-feira, dia 19. Ele estava internado na emergência do Hospital Pan Americano, na Tijuca, há mais de uma semana, e não resistiu a diversas complicações de saúde.

Tulio foi um reconhecido militante por uma sociedade mais justa e igualitária, tendo iniciado sua militância ainda no movimento secundarista, na década de 1980, na Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES). Militou na antiga Convergência Socialista (CS), organização trotskista que depois formaria o PSTU. Com a saída da CS do Partido dos Trabalhadores, Tulio e um grupo de militantes decide permanecer no PT, onde nos últimos anos integrava a corrente Articulação de Esquerda (AE).

Formou-se na graduação de História da UFF, nos anos 1980, quando participou ativamente do movimento estudantil da universidade, integrando o Diretório Central dos Estudantes e reconhecido como um dos principais oradores de sua geração.

Tulio era professor concursado das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro e, atualmente, exercia o cargo de diretor do SEPE-RJ na Secretaria de Saúde e Direitos Humanos. No sindicato, exerceu diversos cargos desde os anos 2000, inclusive na Coordenação Geral, tendo sido importante para a consolidação do sindicato junto à categoria, na defesa da educação de qualidade e do serviço público, contra os ataques neoliberais. Também fez parte da direção do Sinpro-Rio, sendo atualmente delegado sindical.

Tijucano, Tulio era acima de tudo um apaixonado pela vida – seja nas arquibancadas torcendo pelo América, seu time do coração; seja percorrendo as salas de aula nas universidades, com discursos inflamados; seja nas lutas e percorrendo as escolas, mobilizando sua categoria.

Foi com essa paixão pela vida que o levou a enfrentar sua situação de saúde, permanecendo internado por longos períodos algumas vezes; convivendo com a rotina da hemodiálise, após um transplante de um rim. Mesmo nos piores momentos da doença, debilitado, nunca deixou de lado a política – que para ele era como o ar que respirava -, não deixando de acompanhar e discutir apaixonadamente os temas de seu sindicato e do partido; ou de comparecer às assembleias e reuniões do sindicato, não se esquivando de polêmicas.

O Sepe se solidariza com todos os familiares e amigos do professor Tulio, especialmente com sua esposa, a professora Izabel Costa, diretora do Sepe Caxias e ex-coordenadora do Sepe Central e sua companheira de militância desde a juventude. Um abraço fraterno para suas filhas: Tainá, do seu primeiro casamento, com Sônia; e Clara, filha de Izabel.

Professor Tulio, presente!





Atualização:

A direção do Sepe RJ informa que o velório e cremação do companheiro Marco Tulio Paolino ocorrerá nesta quinta-feira, 21/09, a partir das 10 horas na capela B Premium do Crematório São Francisco Xavier (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 155 – Caju), seguindo a seguinte ordem:

Velório: a partir das 10h.

Cremação: às 12h.

 

LEIA MAIS: