destaque-home, Estadual, Todas
Polícia Federal indiciou Cláudio Castro por corrupção e peculato
30 de julho de 2024
Investigado desde o ano passado pela Polícia Federal (PF) sob acusação de corrupção e peculato, o governador Cláudio Castro foi indiciado por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio verbas ainda no tempo em que era vereador e, depois, vice-governador. O indiciamento de Castro foi noticiado pelo portal UOL e repercutido pelo portal G1 do Globo.
Segundo as reportagens, a investigação da PF foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o indiciamento agora confirma que a polícia chegou à conclusão de que existem indícios de crime do governador e de outras pessoas que estão sendo investigadas. A imprensa lembrou ainda que, em dezembro de 2023, o irmão de criação do governador, Vinícius Sarciá Rocha, foi alvo da Operação Sétimo Mandamento da PF, que investigou possíveis fraudes e desvios em programas sociais do estado. Em nota, a defesa de Castro afirmou que vai pedir a anulação do relatório.
O Sepe, que sempre denunciou para a população os desmandos e os descasos do governador Cláudio Castro no setor da Educação estadual, espera que as autoridades policiais e o Judiciário apurem com todo o rigor as denúncias envolvendo Cláudio Castro e todos os acusados de desvios do dinheiro público.
Não podemos admitir o desvio de milhões de reais em esquemas ilegais enquanto a categoria sofre com o arrocho salarial e a falta de valorização e a população em geral com uma rede de escolas sucateadas e precarizadas. Até hoje, o governador ainda não cumpriu a Lei do Piso Nacional do Magistério, garantindo o piso para todos com o cumprimento do Plano de Carreira. Os funcionários administrativos, em alguns casos, recebem um vencimento menor que o salário mínimo constitucional. E os alunos sofrem com a falta de professores e funcionários nas unidades escolares.