destaque-home, Todas

Diretora do Sepe Beatriz Lugão lança livro sobre os jovens da geração ‘nem-nem’

A diretora do Sepe Central, professora Maria Beatriz Lugão Rios, lançará pela editora Mercado de Letras o livro “Jovens sem trabalho e sem escola: entre o Juvenicídio e a esperança”. O evento de lançamento acontece nesta segunda-feira (20/10), às 19h, na Blooks Livraria, localizada na Praia de Botafogo, 316, no Bellas Artes Botafogo.

Segundo a professora Sonia Maria Rummert, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, a obra “busca compreender a complexa estratégia de sobrevivência dos jovens que integram as frações da classe trabalhadora brasileira expropriadas de direitos. (…) Os indevidamente denominados ‘nem-nem’ nos são apresentados aqui a partir das contradições de nossa sociedade”.

Rummert também afirma tratar-se “de um livro indispensável a todas as pessoas que pretendem compreender os processos discriminatórios e contribuir para a transformação das condições estruturais que geram interdições ao direito a uma vida individual e coletiva digna e socialmente fecunda para os jovens aos quais são cotidianamente roubados o presente e o futuro”.

Beatriz Lugão é professora aposentada da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, formada em Educação Artística (Artes Plásticas) pela UFRJ, mestre em Educação pela UFF e doutora pelo programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ. Integra o grupo de pesquisas Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT).

O livro pode ser adquirido no site da própria editora.

LEIA MAIS: