destaque-home, Todas
Nota do Sepe RJ de repúdio às agressões sofridas por professor em escola de Brasília
22 de outubro de 2025
O Sepe RJ se solidariza com o professor do Centro de Ensino Médio 04, de Guará 1, Brasília, que foi barbaramente agredido dentro de sala de aula pelo pai de uma de suas alunas, no dia 21 de outubro. O profissional sofreu lesões no rosto e teve seus óculos quebrados, quando sua sala de aula foi invadida por um responsável, que resolveu atacá-lo por uma repreensão dada contra sua filha pelo educador por que ela estava utilizando um aparelho celular em sala de aula.
Para o sindicato a ocorrência de casos como esse, infelizmente, tem se tornado uma rotina dentro do nosso ambiente de trabalho, contribuindo ao lado das baixas remunerações e das péssimas condições de trabalho para o adoecimento da categoria. A falta de segurança nas escolas, que muitas vezes não contam com funcionários como porteiros e inspetores para impedir a circulação de pessoas não autorizadas dentro do horário das aulas, é um problema recorrente e da responsabilidade dos governos estaduais, municipais e das secretarias de educação.
O fato de um profissional de educação não ter mais tranquilidade para exercer em segurança o seu ofício dentro de sua própria sala de aula é um indício de falência e da incapacidade dos governos de oferecer garantias para o funcionamento das nossas escolas de forma segura para profissionais que nelas trabalham e alunos que ali estudam.
O sindicato se coloca ao lado do profissional agredido e ferido e dos seus colegas e familiares e exige das autoridades de segurança pública uma punição exemplar para o seu agressor.
