destaque-home, Estadual, Todas

ANIMADORES CULTURAIS FARÃO VIGÍLIA HOJE DURANTE AUDIÊNCIA DO SEPE COM A SEEDUC

Os animadores culturais das escolas estaduais, sob risco de demissão e de extinção do cargo, a partir de março, farão uma vigília hoje (dia 9 de fevereiro), a partir das 14h, durante a audiência que a direção do Sepe terá com a Secretária de Estado de Educação (SEEDUC). Durante a vigília, os animadores protocolarão um requerimento para que a secretária Patrícia Reis e o governador Cláudio Castro cumpram imediatamente o Projeto de Lei Estadual 6350/2022, aprovado pela Alerj e suspendem qualquer medida de afastamento destes profissionais da rede estadual de educação.

 

A luta dos animadores para terem suas funções reconhecidas e enquadradas no quadro da SEEDUC já é antiga. Durante anos eles vêm se mobilizando para conseguir a regularização da sua situação funcional e, em 2002, conseguiram ver aprovado na Alerj um Projeto de Lei que criou o cargo de Animador Cultural dentro dos quadros de servidores da SEEDUC, mas o governador Cláudio Castro vetou o PL.

 

Em dezembro, os deputados derrubaram o veto de Castro, mas, no mês de janeiro, a categoria foi surpreendida pela informação de que a SEEDUC vai ignorar a Lei aprovada na Alerj e manterá o cronograma de extinção do cargo e de demissão dos Animadores. A secretária sinalizou também o interesse em substituir a categoria por terceirizados, através do lançamento de um edital para contratação de novos profissionais.

LEIA MAIS: