destaque-home, Estadual, Todas

ANIMADORES CULTURAIS FIZERAM PASSEATA ATÉ O PALÁCIO GUANABARA HOJE (DIA 7/2)

 
Os animadores culturais realizam agora uma passeata até o Palácio Guanabara, em reivindicação pela regularização de sua profissão junto à educação estadual. Eles correm sérios riscos de demissão, após mais de 30 anos de dedicação ao ensino e exigem que o governo os recebam em audiência.
Em agosto, a Alerj aprovou um Projeto de Lei Complementar (PLC) de número 67/2022, de autoria do então deputado André Ceciliano, que regulamenta a função dos animadores dentro dos quadros da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação), mas o projeto foi vetado pelo governador Cláudio Castro. Em dezembro, os deputados derrubaram o veto do governador e garantiram a validade do PLC 67/2022, mas agora em janeiro, a categoria foi surpreendida pela informação de que a nova secretária de Educação, Patrícia Reis, vai ignorar a Lei aprovada na Alerj e manterá o cronograma de extinção do cargo e de demissão dos Animadores. A secretária sinalizou também o interesse em substituir a categoria por terceirizados, através do lançamento de um edital para contratação de novos profissionais.
Os Animadores Culturais que, no ano passado foram homenageados na Alerj pela relevância do seu trabalho artístico-cultural prestado na educação estadual, convocam a população para apoiar a sua luta contra esta verdadeira injustiça, após de mais de 30 anos de serviços prestados para a formação pedagógica de dezenas de milhares de alunos das escolas estaduais. Eles lembram que, após tantos anos de serviços, sem direitos básicos por causa da sua forma de contratação precária, muitos animadores são idosos e sofrem por conta de doenças e não teriam condições de se aventurar no mercado de trabalho, no caso de perderem os seus empregos em março.
ATUALIZAÇÃO:
Uma comissão formada por representantes dos animadores foi recebida no Palácio e protocolou um pedido de audiência com o governador Cláudio Castro. Segundo o gabinete militar, nem o governador ou assessores se encontravam na sede do Executivo nesta manhã. O pedido foi protocolado e a resposta será apresentada em um prazo não definido.

Veja mais fotos da passeata no face do Sepe pelo link:
https://bit.ly/PasseataAnimadoresPalácio


TRANSMISSÃO AO VIVO
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SEPE-RJ (@sepe_rj)