Estadual, Sem categoria, Todas
ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RJ APROVA MANUTENÇÃO DA GREVE PELA VIDA
11 de fevereiro de 2021
Os profissionais de educação da rede estadual RJ, reunidos em assembleia e votação on-line convocadas pelo Sepe nessa quinta-feira (11), decidiram por ampla maioria (80% dos votantes) pela continuação da Greve pela Vida, com a manutenção das atividades remotas, mas sem o comparecimento às atividades presenciais nas escolas.
A assembleia também ratificou a proposta de que a categoria seja vacinada contra a covid – a proposta é que a categoria da educação, por suas características intrínsecas – faça parte do grupo prioritário de vacinação (primeira fase) contra a covid, sendo vacinada logo após os profissionais da saúde, idosos e quilombolas.
Dessa forma, segundo a deliberação da assembleia, os profissionais que forem convocados para as atividades presenciais não devem comparecer às suas unidades escolares, seguindo a Greve Pela Vida – a decisão dessa quinta-feira ratificou a assembleia anterior realizada dia 29/01.
Na quarta, a assembleia da rede municipal RJ também ratificou a continuação da Greve pela Vida.
Veja como foram as votações on-line realizadas essa quinta-feira (11):
1ª VOTAÇÃO:
1) Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a manutenção de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.
276 VOTOS RECEBIDOS – 80% DOS VOTANTES
2) Manutenção da Greve em defesa da saúde e da vida contra o retorno das atividades presenciais e com a suspensão de todas as atividades remotas e de home Office dos profissionais da educação.
54 VOTOS RECEBIDOS
3) Suspensão da greve em defesa da saúde e da vida.
1 VOTO
4) Abstenção.
13 VOTOS
TOTAL: 344 VOTOS – veja na foto ao lado o gráfico com a votação.
2ª VOTAÇÃO:
A assembleia da rede estadual RJ exige a implementação imediata da lei do 1/3 de atividade extraclasse, de acordo inclusive com o Parecer 18/2012 da CEB/MEC (que define, por exemplo, a questão da hora/aula e da atividade extraclasse fora da escola) e o pagamento dos tempos trabalhados de forma irregular devido ao não cumprimento da lei.
Sim: 342 Votos
Não: 0
Abstenção: 2 votos
Total: 344
3ª VOTAÇÃO:
A assembleia da rede estadual RJ reafirma a matriz curricular construída pelos trabalhadores da educação em contraposição aos ataques feitos pela matriz curricular imposta pela SEEDUC. A proposta da categoria deverá ser apresentada à secretaria estadual de educação. Nenhuma disciplina com menos de 2 tempos em todos os anos de escolaridade!
Sim: 338 votos
Não: 1 voto
Abstenção: 5 votos
Total: 344
4ª VOTAÇÃO:
A assembleia da rede estadual RJ se posiciona contrária à implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual RJ, que reduz a matriz geral, retira direitos de aprendizagem dos estudantes e precariza ainda mais o trabalho docente.
Sim: 329 votos
Não: 4
Abstenção: 11
Total: 344
Além da votação on-line, os profissionais aprovaram por consenso dezenas de outras propostas, que podem ser lidas aqui.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO APROVADO:
08 a 12/2 – Protocolar documentos na Alerj Projetos de Lei priorizando a vacinação dos Profissionais da Educação.
15 e 16 /2 – Agito Nacional puxado pelas Centrais e Frentes.
De 15 a 21/2 – Assembleias locais de núcleos e regionais para a construção da pauta e da campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e dos direitos dos profissionais da educação.
18/02 – Escuta com os estudantes do Ensino Médio.
21/ 2 – Dia de Mobilização Nacional Fora Bolsonaro A favor da Vacinação.
23/2 – Assembleia da rede estadual para organizar a campanha salarial e em defesa das condições de trabalho e dos direitos dos profissionais da educação.
27/02 – Conselho Deliberativo unificado das redes municipais e estadual.
08/3 – Dia Nacional de Luta pela Educação, em Defesa da Vida Vacinação para os Profissionais da Educação.