destaque-home, Gênero e combate a homofobia, Todas
Ato pelo fim da violência contra as mulheres será realizado no domingo (07/12) na Praia de Copacabana
5 de dezembro de 2025
No dia 07 de dezembro, será realizado o Ato Nacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O protesto será realizado no calçadão da Avenida Atlântica, na altura do posto cinco, com concentração marcada para as 14h. O ato terá abrangência nacional e, no Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana foi escolhida como palanque para que os movimentos sociais e a sociedade civil organizada possam erguer a sua voz e exigir o fim da violência de gênero, que se traduz num número absurdo de agressões e feminicídios espalhados por todas as cidades brasileiras.
A mobilização está sendo organizada nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em vista da constância dos feminicídios e relatos de agressões de cunho sexista contra as mulheres em todo o Brasil, com recorrência da omissão de autoridades e da Justiça na punição deste tipo de crime. Segundo dados recentes, a cada 6 horas uma mulher é morta por um homem no país; são 4 assassinatos por dia, 120 por mês e mais de 1.400 vidas interrompidas por ano. De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher do DataSenado, 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica ou familiar em 2025. A maioria destas agressões ocorreu diante de outras pessoas, sobretudo crianças.
No Rio de Janeiro, na semana passada, um ataque dentro do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), no Maracanã, resultou na morte de duas profissionais que trabalhavam na unidade: a diretora Allane de Souza Pedrotti Matos (41) e a psicóloga Layse Costa Pinheiro. Elas foram mortas de forma covarde por um funcionário dentro do seu ambiente de trabalho depois de ameaças constantes da parte do mesmo, que usou uma pistola registrada e que tinha registro para a posse de armas.
Veja mais detalhes da pesquisa do DataSenado sobre a violência contra as mulheres pelo link abaixo:
