destaque-home, Municipal, Todas

Ato vai lembrar o massacre aos educadores na votação do PCCS da rede municipal em 2013

O Sepe vai realizar um ato público no dia 1º de outubro, às 16h, na Cinelândia. para lembrar o massacre da PM e Guarda Municipal aos profissionais de educação na votação na Câmara de Vereadores do Plano de Cargos do município do Rio de janeiro, enviado pela prefeitura, em 2013. Vamos divulgar o local e horário em breve.

No 1º de outubro de 2013, um verdadeiro exército de PMs e guardas municipais foi convocado para reprimir os educadores. Foram muitas bombas de gás lacrimogêneo, agressão a ativistas e dezenas de presos. Com as bombas, os policiais conseguiram afastar a manifestação da Câmara dos Vereadores. Mas eles não se contentaram com isso, e foram avançando em toda a extensão da Av. Rio Branco. Os educadores resistiram bravamente, e durante muito tempo não desfizeram sua coluna, tendo sido necessário um grau de truculência muito grande para conseguir dispersar a manifestação.



A violenta repressão tinha como objetivo garantir a votação de um plano de carreira que foi um dos piores ataques que a educação pública já sofreu. A sanha pela aprovação era tão grande, que mesmo quando os barulhos das bombas ecoaram dentro da Câmara, não houve suspensão da votação.

Lembrando que naquele ano, a categoria realizou uma greve histórica, que repercutiu imensamente na sociedade, iniciada em 8 de agosto.

LEIA MAIS: