destaque-home, Municipal, Todas

BOM DIA RIO (TV GLOBO) DENUNCIA CARÊNCIA NA REDE MUNICIPAL RJ

O Bom Dia Rio, da TV Globo, veiculou uma reportagem nesta segunda-feira (dia 13/2) com a denúncia de pais e responsáveis a respeito da falta de milhares de professores nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. O telejornal se baseou em dados divulgados pelo mandato da vereadora Luciana Boiteux, que comprovam a diminuição do número de docentes nas salas de aula do município nos últimos dez anos: em 2013, eram 42.536 docentes nos quadros da SME RJ e, em 2023, este número caiu para 36.416, resultando numa carência de 6.120 professores nas escolas que tiveram seu ano letivo iniciado na semana passada.

A reportagem mostrou dados da Comissão de Educação, comprovando que a carência também se dá com o pessoal de apoio: faltam 4.526 funcionários administrativos nas unidades municipais, entre serventes, pessoal de portaria, merendeiras, inspetores e secretários escolares.
Os responsáveis ouvidos pela TV Globo reclamam que a carência prejudica os alunos, que não estão tendo todas as aulas da grade e chegam a sair mais cedo por causa da falta de professores. Como se não bastasse este problema, os pais enviaram fotografias mostrando problemas de infraestrutura nas escolas, com salas com infiltrações, sem ventilação e apresentando problemas na rede elétrica.

Há muitos anos, o Sepe vem denunciando a carência de professores e funcionários nas escolas municipais e cobrando da SME a convocação do banco de concursados aprovados do magistério e a abertura de novos concursos para professores e funcionários. No início do ano letivo, o secretário Renan Ferreirinha disse que precisava de um tempo para avaliar a falta de pessoal nas escolas e que a Secretaria estaria levantando o número de duplas regências para fechar o real número de carências.

Mas até o momento, nem a prefeitura nem a SME disseram o que vão fazer para solucionar o problema. Este descaso faz com que a vida de responsáveis e de dezenas de milhares de alunos se transforme num tormento, já que os pais têm que replanejar sua vida cotidiana para pegar os filhos mais cedo nas escolas e as crianças não conseguem ter acesso a uma educação de qualidade por causa da falta de professor.
Veja a reportagem pelo link abaixo:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/

LEIA MAIS: