destaque-home, Municipal, Todas
Greve de 2013 da rede municipal foi homenageada pela Câmara de Vereadores RJ
18 de outubro de 2023
O Sepe participou de homenagem na terça-feira (16/10), na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, pela passagem do dia dos professores (15/10) e dos 10 anos da histórica greve da rede municipal de 2013. Diretores do sindicato que atuaram na época da greve receberam uma moção da Câmara dos Vereadores pelas mãos da vereadora Luciana Boiteux (Psol), idealizadora do evento, que fez a apresentação da cerimônia e também entregou moções para representantes da Educação Infantil, Aposentados, Professores do Ensino Fundamental I e II, Professores da base, Cozinheiras, Inspetores, secretários escolares, Agentes de Educação e profissionais que trabalham com Ensino de Jovens e Adultos (PEJA), além da homenagem in memoriam a grevistas falecidos.
A coordenação geral do Sepe, representada por Maria Eduarda Quiroga e Marcel Gavazza, e a diretora da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES), professora Cláudia Lino Piccinini, participaram da mesa da cerimônia, com a vereadora, que destacou o grande impacto da greve de 2013 junto à população da cidade.
Além da direção do Sepe, participaram representações de outros parlamentares e muitos profissionais de educação, vários deles usando a camisa da greve. Os coordenadores gerais do sindicato presentes lembraram a importância do movimento grevista da categoria e fizeram uma homenagem póstuma ao ex-diretor do sindicato, Marco Tulio Paolino, que morreu no dia 19 de setembro e marcou sua trajetória profissional e política pela luta em defesa da educação pública e de qualidade para todos – a professora Izabel Costa, companheira de Tulio e ex-coordenadora geral do Sepe, recebeu a moção em nome do homenageado.
Pela Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES), a diretora Cláudia Lino Piccinini lembrou a relevância da homenagem aos profissionais da rede municipal do Rio pela greve histórica em defesa da valorização da categoria e da educação pública. O deputado federal Tarcísio Mota (Psol), que já foi diretor do Sepe Central e do Sepe Caxias, também fez um discurso, online, lembrando os momentos marcantes da greve.