destaque-home, Municipal, Todas

CATEGORIA MOBILIZADA EM DEFESA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO NA REDE MUNICIPAL RJ

Profissionais de educação foram à assembleia da rede municipal do Rio de Janeiro no dia 11/02 e denunciaram a ação da SMERJ de medir as salas de aula em diversas escolas da rede, visando aumentar ainda mais o número de alunos matriculados, em unidades que já estão superlotadas.

A superlotação de turmas e a falta de professores(as) são dois dos problemas estruturais mais graves da rede e graças à movimentação da categoria, com o apoio do Sepe, a situação teve bastante repercussão na mídia e, esta semana, a Secretaria, além de anunciar a convocação de professores, suspendeu a medição nas escolas da região denunciada na assembleia.

Com isso, pedimos que a categoria denuncie a falta de estrutura (falta de professores, superlotação de alunos etc) das escolas, pois nossos alunos e os profissionais de educação não podem ser prejudicados. Por exemplo: por causa das denúncias, já identificamos um grande número de escolas que se transformaram em turno único, com uma superlotação que vem acontecendo desde o ano passado.

Após o carnaval, o sindicato abrirá um formulário em nosso site para que a categoria possa denunciar, em detalhes, a falta de profissionais na rede.

Lembrando que a rede municipal vai parar por 24 horas dia 22 de março pela recomposição total das perdas salariais, 1/3 extraclasse e concurso público, entre outras reivindicações. Além disso, a greve de 24h do dia 22 será em apoio à paralisação Nacional pelo Piso Salarial como referência na carreira dos profissionais de educação de todo o País e pela revogação do NEM -a rede estadual RJ também participará da greve do dia 22.

No dia 11 de março, os professores e funcionários municipais RJ realizarão assembleia, às 9h, em local a ser divulgado.

A seguir, divulgamos uma lista com denúncias de falta de profissionais em diversas escolas que enviaram seus dados ao Sepe:

1- E.M. Bussunda: faltam 10 especialistas e 3 professores Generalistas;

2- E.M. HEMETÉRIO DOS SANTOS: faltam 05 Generalistas e 2 Especialistas;

3- E M. Morvan de Figueiredo: 24 tempos de Artes + Professor de Sala de Leitura;

4 – E.M. Juliano Moreira: 2 professores generalistas + 2 duplas temporárias;

5 – E.M Júlio Verne: 3 professores PII (dupla turno da tarde);

6- E.M Augusto Cony: 1 professor generalista + professor de sala de leitura+ professor de educação física;

7- E.M. Alphonsus Guimarães: 6 professores generalistas;

8- E. M. Renato Leite: 1 professor generalista e 3 professores especialistas;

9- CIEP GOVERNADOR ROBERTO DA SILVEIRA: 2 Professores generalistas;

10 – EM Vitor Meireles: 2 professores especialistas e 5 generalistas.

Os profissionais podem enviar as denúncias para: [email protected]

Neste link, matéria do RJTV sobre a falta de profissionais em escolas da Zona Norte do Rio: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/

Leia também a nota do Sepe em às da SME sobre a falta de profissionais – clique aqui para ler.

LEIA MAIS: