Estadual, Sem categoria, Todas

ESTAMOS EM GREVE. E AGORA? PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A GREVE PELA VIDA

Convocadas pelo Sepe, na sexta-feira (29/01) e sábado (30/01), foram realizadas as assembleias das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro, respectivamente, que deliberaram a favor da greve pela vida dos profissionais da educação convocados para atividades presenciais nas escolas pela SEEDUc e SME RJ. Mas e agora, o que fazer? Leia as perguntas e respostas sobre a Greve pela Vida:

1) Como funciona a greve pela vida?

Trata-se da não ida ao trabalho presencial na escola

2) Quem está amparado pela greve?

Todos os profissionais de educação das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro

3) Eu devo paralisar o ensino remoto também?

Não. A deliberação da assembleia fala em paralisação das atividades presenciais, apenas. Lembrando que a posição do SEPE aprovada em seu conselho deliberativo entende que as atividades remotas não podem ser obrigatórias e tem apenas caráter complementar, visto que é incapaz de atender a todos os estudantes

4) Por quê eu devo fazer greve?

A greve e um instrumento dos trabalhadores e trabalhadoras para conquista ou defesa de direitos frente aos ataques dos governos e patrões.

A reabertura das escolas ainda significa risco de contágio pelo Corona vírus, não tendo a aprovação das autoridades sanitárias. Para além de um direito individual a saúde e à vida, aderir a greve é uma questão de coletividade, pois se expor ao risco de contágio é também expor outro: expor alunos, funcionários, familiares de todos e o conjunto da sociedade. É papel do sindicato num momento como esses garantir o direito a vida de todos os seus representados e do conjunto da sociedade.

A situação das escolas é ainda pior quando todos sabemos que as décadas e décadas de descaso com a educação tem como consequência estruturas físicas precárias das escolas, incapazes de em tão pouco tempo se adequarem as necessidades. Os protocolos sanitários dos governos ignoram a estrutura da maioria das unidades escolares, que não contam com instalações adequadas para uma volta as aulas seguras.

Soma-se a este elemento, a importância de pressão sobre os governos para que seja a agilizada a vacinação dos profissionais da educação. Não se trata de um privilégio, e muito menos, furar fila, mas da garantia do direito a educação dos filhos da classe trabalhadora.

5) Como faço para participar da greve?

R: Simples. Caso você tenha sido convocado, comunique por e-mail à sua direção que está aderindo ao movimento de greve. Além disso, faça contato com algum diretor do Sepe RJ, mande e-mail ou ligue para o telefone do sindicato (ver ao final da matéria) para receber orientação. É muito importante que você receba esta orientação direta. Siga também, as redes sociais e sites do sindicato para estar atualizado.

Procure ainda, contato com outros profissionais convocados na sua escola para que possam criar comitês de greve e mobilização on-line.

6) Eu posso sofrer alguma punição fazendo greve?

A greve é um direito constitucional amparado pela Constituição de 1988. Para além disso, todos os trâmites necessários foram seguidos sem que haja motivo para qualquer perseguição.

Dito isso, o SEPE estará em prontidão para defender o conjunto da categoria em qualquer direito que seja violado durante este processo.

7) Estou em estágio probatório. Eu posso fazer greve?

Sim, todos os trabalhadores do país podem fazer greve. Esta é uma conquista garantida pela constituição de 1988 para que possamos lutar
pelos nossos direitos sem que haja sanções.

8) Quais os próximos passos?

Nos dias 10 e 11 de fevereiro estão marcadas novas assembleias das redes municipal e estadual, respcetivamente, para avaliarmos e pensar os novos passos do movimento de greve. Além disso, converse com seus colegas de trabalho sobre o assunto, ajude a mobilizar sua escola e acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ter mais notícias. Participe! Os links para a inscrição estão disponíveis a seguir:

REDE MUNICIPAL RJ: http://rio.seperj.info/ – clique aqui para se inscrever.

REDE ESTADUAL: http://rj.seperj.info/ – clique aqui para se inscrever.