destaque-home, Estadual, Todas

Genro da Secretária de Educação Roberta Barreto tem nome envolvido no escândalo das obras superfaturadas em escolas estaduais

O RJ TV2, da TV Globo noticiou, nos dias 12 e 13 de fevereiro de fevereiro, mais uma série de denúncias envolvendo a SEEDUC no escândalo da contratação de empresas de fachada para a realização de obras superfaturadas nas escolas estaduais, através do Sistema Descentralizado de Pagamentos que contratou empresas de construção civil e reformas que participaram e concorrem nos processos licitatórios, entre elas algumas que possuem o mesmo dono, endereço, consultor e engenheiro.

Segundo a TV Globo, uma figura importante nos bastidores da Secretaria, apesar de não trabalhar lá oficialmente, é o bombeiro Yurie Lopes Fonseca Ormond Andre, genro da secretária Roberta Barreto. Yurie é apontado em investigação deputado Flávio Serafini (PSOL), da Comissão de Educação e Cultura da ALERJ, como uma espécie de chefe de gabinete que não ocupou formalmente o cargo na SEEDUC.

Além do genro de Roberta Barreto, outro bombeiro também participou do esquema: o capitão bombeiro Marcelo da Silva Reis, que assina como responsável por 14 empresas que realizaram obras em colégios da rede estadual. Estas firmas sob a responsabilidade do oficial possuem os mesmos endereço, dono, consultor e engenheiro e que abocanharam milhões de reais nas obras realizadas através do Sistema Descentralizado de Pagamento que recebeu R$ 1 bilhão de reais nos últimos dois anos.

O Sepe espera o prosseguimento desta e outras muitas investigações envolvendo a gestão da secretária Roberta Barreto à frente da SEEDUC. Não é admissível que num momento grave como estamos vivendo, no qual os servidores do estado penam há mais de três anos sem reajuste e recomposição salarial e no qual as escolas estaduais e os profissionais que nelas trabalham têm que luta no seu dia a dia contra a fatal condições de trabalho, o órgão responsável pelo planejamento e gestão do sistema estadual de ensino funcione como um balcão de negócios à margem da lei e da sociedade e ninguém seja penalizado por isso.

Veja as reportagens completas do RJ TV2 pelos links abaixo:

12 de fevereiro:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/video/edicao-de-12022026-14342564.ghtml

13 de fevereiro:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/video/edicao-de-13022026-14346532.ghtml

LEIA MAIS: