destaque-home, Estadual, Todas

Imprensa repercutiu denúncia do Sepe RJ sobre descontos nos salários de agosto da rede estadual

Os jornais O Globo e Extra repercutiram a denúncia do Sepe sobre os descontos de greve realizados nos salários de vários profissionais de educação no mês de agosto, por causa do erro da SEEDUC. Desde a sexta-feira, dia 1º de setembro, o Sepe vem recebendo denúncias de de profissionais das escolas estaduais a respeito de um desconto efetuado pela Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) nos contracheques do mês de agosto (salário que está sendo recebido agora no início de setembro).

Ciente do fato, o sindicato procurou a SEEDUC para cobrar explicações e o órgão reconheceu o erro, mas informou que os profissionais prejudicados só serão ressarcidos no pagamento do mês de outubro.


Segundo a SEEDUC, os descontos nos salários aconteceram por causa de um erro de digitação no lançamento de algumas Coordenadorias Metropolitanas: em vez do código 162 que representa greve abonada por reposição das aulas, foi lançado o código 61, que corresponde a greve da categoria. Este problema resultou em descontos tardios das faltas da greve nas escolas estaduais nos meses de maio e junho e que já haviam sido abonados para toda a categoria por causa do acordo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que levou ao fim da paralisação no dia 29 de junho.


O Sepe considera absurda e injusta a decisão da SEEDUC de não reparar imediatamente o erro dela própria por meio de uma folha suplementar. Só devolver os descontos no mês de outubro significa colocar os professores descontados em uma situação complicada, pois os mesmos ficarão sem meios de cumprir seus compromissos financeiros por causa de um problema técnico do órgão. 

Vamos continuar pressionando a Secretaria de Educação para que o erro seja reparado no mais breve tempo possível e os prejuízos dos profissionais descontados sejam amenizados.

veja mais sobre o assunto pelo link

LEIA MAIS: