Municipal, Todas

Jornal Extra repercute onda de calor nas escolas municipais

O Jornal Extra publicou uma reportagem no dia 26 de novembro, repercutindo as precárias condições das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro para enfrentar os problemas com as sucessivas ondas de calor na cidade e alertando para a piora da situação, já que o verão ainda não chegou. A reportagem, publicada pela Coluna do Servidor, chama a atenção para a falta de condições de trabalho nas cozinhas das unidades escolares, que não têm climatização alguma, o que faz com que as profissionais que nelas trabalhem corram diversos riscos para a sua saúde motivados pelo calor excessivo nestes lugares.

O próprio Sepe já apresentou a reivindicação para que a SME RJ preste mais atenção e resolva o problema da climatização nas escolas em geral e nas cozinhas em particular, onde centenas de merendeiras e cozinheiras são expostas a temperaturas que passam dos 40 graus, por causa da precariedade das instalações que não oferecem climatização para que elas exerçam o seu trabalho diário. Segundo muitas profissionais, diz a reportagem em muitas das cerca de 1.500 escolas, que atendem mais de 600 mil alunos, falta climatização e, até mesmo bebedouros. Muitas tem relatado problemas como falta de ar e amento da pressão arterial, fora o desconforto de literalmente trabalharem diariamente num ambiente que mais parece um forno.

 

O Sepe já denunciou o problema da falta de condições de trabalho nas cozinhas da rede municipal para a SME. Lembramos que a solução para a falta de climatização nas cozinhas é urgente e necessita de intervenção por parte do governo municipal. Na segunda semana de novembro, a cidade do Rio de Janeiro passou por uma onda de calor, registrando temperaturas de até 42,5 graus e sensação térmica que chegou a 58 graus em algumas regiões. Por isso mesmo, lembrou o Sepe é preciso resolver o problema da climatização em geral nas escolas, não só instalando equipamentos de refrigeração, mas também adequando a rede elétrica para que os mesmos possam funcionar.

 

Veja a matéria completa da Coluna do Servidor do Extra pelo link:

https://encurtador.com.br/tLNSY

 

LEIA MAIS: