destaque-home, Todas
Merendeiras terceirizadas demitidas nas vésperas do ano novo vão participar de protesto e protocolaço da rede municipal no dia 07 de janeiro na prefeitura do Rio
5 de janeiro de 2026
A empresa terceirizada pela prefeitura do Rio de Janeiro Agile Serviços Especializados, integrante do Consórcio Alimentar, colocou uma série de merendeiras de aviso prévio para posterior demissão. O fato ocorreu na véspera do ano novo e esta empresa que já foi investigada por acusações de irregularidades trabalhistas continua prestando serviços para a prefeitura do Rio.
De acordo com denúncias recebidas pelo Sepe, o objetivo da demissão destas profissionais é o de substituição por outras trabalhadoras, contratadas de acordo com interesses políticos, visando as eleições do próximo ano. Ainda conforme as denúncias que têm chegado ao sindicato, muitas delas estariam sendo obrigadas a fazer vídeos de agradecimento depois da sua admissão.
O Sepe já está apurando os fatos e está apoiando as profissionais demitidas, que irão participar do protesto da rede municipal na prefeitura, na quarta-feira (dia 07 de janeiro), às 10, na prefeitura. Neste protesto, seguido de um Protocolaço, a categoria vai cobrar o pagamento do 14º salário para todos os profissionais das escolas municipais e o fim do revanchismo contra aqueles que lutam por uma escola pública municipal de qualidade e valorização para a categoria. Neste dia, também denunciaremos as demissões destas profissionais terceirizadas da cozinha das escolas.
