destaque-home, Estadual, Todas

Nota do Quilombo do IFCS e do CPDEL/UFRJ em apoio à greve da rede estadual

No dia 17 de maio de 2023, os profissionais da rede estadual de educação do RJ entraram em greve por tempo indeterminado. São muitos anos sofrendo com péssimas condições de trabalho nas escolas e descaso de diversos governantes. Já são 9 anos sem reajuste salarial. O Rio de Janeiro é o segundo estado mais rico da federação e paga o pior salário-base de todo o Brasil. Logo, não há desculpas para que não se atendam as demandas da categoria.

 

Apoiamos as seguintes pautas dos professores: 1) pela aplicação imediata do piso nacional, como determina a lei desde 2008; 2) pela revogação do novo Ensino Médio que traz sérios problemas para a formação dos alunos; 3) por melhores condições de trabalho nas unidades escolares; 4) por mais concursos para funcionários (professores, inspetores, porteiros, psicopedagogas e assistentes sociais); 5) pela responsabilização do governador que não cumpre a legislação; 6) Exigimos dos governantes o respeito e a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para que nossos alunos tenham acesso às culturas e os saberes negros e indígenas.

 

Por fim, apoiamos essa mobilização, pois esses profissionais são fundamentais na formação da maior parte da população pobre, negra e de periferia, atuando em frestas em que dificilmente a academia consegue sequer chegar perto.

 

Todo apoio a greve da rede estadual do Rio de Janeiro!

LEIA MAIS: